TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
VARIANTE

Coronavírus: Ministro da Saúde afirma que cepa mais potente está circulando em João Pessoa

Variante P1 pode se multiplicar mais no organimo e contaminar a população mais rápido.

Por Renata Nunes Publicado em
Ômicron x Delta | As principais diferenças entre as novas variantes
Ômicron x Delta | As principais diferenças entre as novas variantes (Foto: Reprodução/Internet)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou que uma cepa mais potente do coronavírus está em circulação em várias capitais no Brasil, incluindo João Pessoa. De acordo com o ministro, essas cepas se desenvolvem em cada cidade e região dependendo de fatores climáticos, sociais, de saneamento e de cultura.

“Na nossa visão, estamos enfrentando uma nova etapa da pandemia. Ela tem esse vírus mutável que nos dá três vezes mais contaminação. E a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio. Essa é a realidade que nós vivemos hoje no Brasil", afirmou.

Já o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, explicou que a variante P1, também chamada de "variante amazônica", tem capacidade de se multiplicar mais no corpo humano, especialmente nas regiões do nariz e da boca. "O grande problema é: se o vírus encontrar pessoas mais vulneráveis, ou seja, pessoas mais predispostas a ficar doentes de forma moderada e grave, vamos ter um crescimento, como vimos em Manaus e estamos vendo na Paraíba, de internações hospitalares, agora ocorrendo mais em pessoas jovens", contou.

O secretário ainda reforçou o uso das medidas de proteção já conhecidas, a exemplo de lavar as mãos, usar máscara e evitar aglomerações como forma de combater a propagação da nova cepa. "É por isso que nesse momento difícil que nós atravessamos, aqui na Paraíba e em todo o Brasil, é preciso fazer esse gesto de coragem e amor: proteja-se. Não retire a sua máscara em circunstância alguma. Conviva apenas com pessoas que moram na mesma casa que você e com as pessoas que você trabalha. Desta forma, você vai se manter seguro", finalizou.

Veja também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas