TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
solidariedade

ONG que nasceu na internet estimula doação de sangue na PB

Neste sábado (25) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Por Redação Publicado em
Doacao 3
Campanhas nas redes sociais estimulam a doação de sangue dos internautas. Campanhas nas redes sociais estimulam a doação de sangue dos internautas.

Neste sábado (25) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Este ato é fundamental para que milhares de vidas possam ser salvas em todo o mundo. No entanto, aqui no Brasil, pouca gente tem essa consciência ou esbarram em leis muito antigas que os impedem de fazer a doação.

Apesar de não ser o ideal, o número de doadores regulares de sangue aumentou no país nos últimos anos. Em joão Pessoa, uma ONG vem contribuindo para esse crescimento. Iniciada em 2010, por Thiago Gonçalves, o Doe Sangue PB compartilha o pedido de pessoas que precisam de doações de sangue nas redes sociais.

Embora os apelos da internet tenham bastante alcance, muita gente esbarra no medo ou nos preconceitos da doação, até mesmo o criador da ONG já foi assim. "A iniciativa foi por conta de uma amiga que precisou de sangue, mas com medo eu não consegui fazer, apesar de saber da importância da ação. Tentei cinco vezes, até descobrir que tinha uma dificuldade psicológica, eu tinha medo. Só após desfazer os mitos consegui doar", revela.

Thiago contou como surgiu o projeto na internet: "após anunciar o pedido de adoções nas redes sociais, percebi que muita gente precisava de ajuda, assim nasceu o Doe Sangue PB.", disse. O jovem acredita na união das organizações e da população para o aumento no número de doações. "Se cada um fizer sua parte podemos resolver não só esse problema, mas muitos outros.", revelou.

Se cada um fizer sua parte podemos resolver não só esse problema, mas muitos outros.

Thiago Gonçalves, criador da Ong Doe Sangue PB

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual fica um pouco abaixo do estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de 2% da população, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país. Em média, os países da América Latina e do Caribe coletam sangue equivalente a 1,5% de sua população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 1% da população seja doadora de sangue.

Requisitos para doação de sangue no Brasil:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar descansado e bem alimentado;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam da autorização do responsável para fazer a doação);
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Portar documento oficial com foto;
  • Respeitar o intervalo mínimo entre cada doação (3 meses).



Relacionadas