TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
curiosidades

Valentine's Day e Dia dos Namorados no Brasil: origens e curiosidades

Por que o Brasil é 'do contra' e comemora Dia dos Namorados em junho?

Por Carlos Rocha Publicado em
Casal dia dos namorados ideogram
Valentine's Day e Dia dos Namorados no Brasil: origens e curiosidades (Foto: Ideogram)

Enquanto o mundo celebra o "Dia de São Valentim" em 14 de fevereiro, conhecido como Valentine's Day, o Brasil tem seu Dia dos Namorados em 12 de junho. Mas qual é a história por trás dessas datas tão distintas?

No Brasil, o Dia dos Namorados foi estabelecido em junho por motivos puramente comerciais. O publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, instituiu a data em 1948 como uma estratégia para impulsionar as vendas durante um período de baixa. Inspirado no sucesso do Dia das Mães, Doria escolheu junho, mês de vendas fracas, e a véspera do Dia de Santo Antônio para criar uma nova oportunidade de troca de presentes.

A primeira propaganda criada por Doria para promover o Dia dos Namorados brasileiro foi um sucesso e, desde então, a comemoração se popularizou, tornando-se a terceira melhor data para o comércio no país, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Já o Valentine's Day, celebrado nos Estados Unidos e na Europa, tem origens mais antigas, remontando ao século 5. A data está associada a São Valentim, um padre de Roma que foi condenado à morte por defender o casamento, mesmo após o imperador Cláudio 2º proibir as uniões matrimoniais. Valentim continuou realizando casamentos em segredo e acabou sendo preso e condenado. Durante seu encarceramento, apaixonou-se pela filha do carcereiro e, no dia de sua execução, enviou-lhe uma carta de amor, assinada como "do seu Valentim", originando a tradição de enviar cartões no Dia de São Valentim.

Embora existam outras figuras históricas disputando o título de São Valentim, o padre de Roma tornou-se o mais conhecido entre os padroeiros dos namorados devido à sua história romântica.

Assim, enquanto o Dia dos Namorados no Brasil é uma celebração comercialmente planejada, o Valentine's Day tem raízes em histórias antigas de amor e romance, que atravessaram séculos e continentes.


Relacionadas