TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
na segurança e no trânsito

João Pessoa não registra ocorrências graves durante Carnaval

Festejos carnavalescos na capital não registram ocorrências graves na segurança e no trânsito

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa não registra ocorrências graves durante Carnaval
João Pessoa não registra ocorrências graves durante Carnaval (Foto: PMJP)

O trabalho conjunto das equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) assegurou um Carnaval sem incidentes graves em João Pessoa, no período de 1º de fevereiro até o dia 13.

A Guarda Civil Metropolitana, em colaboração com outras forças de segurança do Estado, implementou um esquema especial durante os festejos, com equipes dedicadas ao policiamento preventivo e ostensivo. O efetivo fixo nos postos foi fundamental para garantir a segurança da população.

"Tivemos um Carnaval seguro, desde as prévias até o fechamento do Carnaval Tradição. A Guarda se posicionou de forma estratégica na fiscalização de entrada e saída dos foliões na Via Folia na Epitácio Pessoa, com servidores fazendo revistas, entre outras abordagens", destacou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa.

Durante o trabalho de videomonitoramento, a Guarda conseguiu evitar um assalto e prender um suspeito, recuperando três celulares que haviam sido furtados anteriormente. O indivíduo preso em flagrante foi conduzido para a delegacia.

"A ausência de ocorrências de maior gravidade, decorrente do planejamento estratégico que envolveu ações preventivas e ostensivas, demonstra a efetividade das estratégias de segurança implementadas. Sendo assim, para a segurança pública, os eventos carnavalescos na Capital foram um sucesso absoluto", afirmou Sandro Alex, diretor operacional da Guarda Civil Metropolitana.

Na questão da mobilidade urbana, o período carnavalesco também transcorreu de forma tranquila. Segundo a Semob-JP, nenhum sinistro de trânsito com gravidade foi registrado.

Nos maiores blocos, como Muriçocas de Miramar e Virgens de Tambaú, foram disponibilizados 100 agentes de mobilidade por dia de evento. Equipes foram escaladas para dar assistência aos mais de 170 blocos carnavalescos registrados junto ao órgão, atuando em pontos fixos e móveis, utilizando bicicletas, motocicletas e viaturas.

O objetivo da operação da Semob-JP foi garantir a segurança viária dos foliões, realizando bloqueios, desvios e disciplinando o tráfego de veículos nas vias ao redor dos festejos. Durante os blocos, as equipes de Educação para o Trânsito (Died) abordaram foliões, distribuindo leques com conteúdos e dicas de trânsito para manter a mobilidade segura. Também foram reforçadas linhas de ônibus para atender os usuários do transporte coletivo.

Além das equipes em campo, agentes de mobilidade também estiveram atuando por meio do videomonitoramento das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado, somando esforços para a observação de pelo menos 230 pontos da cidade em um trabalho conjunto das forças de segurança.


Relacionadas