TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em areia

Começa a segunda edição da Mostra Cachaça, na Paraíba

Visitas a engenhos, palestras, feira e atrações musicais estão na programação

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Evento acontece no Campus da UFPB, em Areia.
Evento acontece no Campus da UFPB, em Areia. (Foto:Divulgação/Renata Capucci)

Começa, nesta sexta-feira(28) e vai até o domingo (30), a segunda edição do Areia Mostra Cachaça. O evento conta com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva da cachaça, dos produtores aos fornecedores de insumos. O evento acontece no campus da UFPB de Areia, no Brejo paraibano. A entrada é gratuita.

Areia é por lei a capital paraibana da cachaça e reúne o maior número de engenhos da Paraíba. A Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), realizadora do evento, entende o momento como um trampolim consolidado para um destaque ainda maior nacional para negociações de exportação de nossos produtos de destilados.

O evento impacta não só o município de Areia, mas outras cidades da Paraíba. Todo o potencial da região é conhecido, visitado e os equipamentos, produtos e serviços ganham uma vitrine espontânea.

Estão sendo esperados turistas de vários lugares do país. Pessoas apreciadores da cachaça e que investem no destilado.

Além de expositores de outros estados do Nordeste, Sul e Sudeste também estarão no evento, como por exemplo representantes de Minas Gerais.

Da programação

A cerimônia de abertura acontece no Campus da UFPB, com a presença de autoridades, a partir das 17h30. E às 18h30, tem a abertura da feira no ginásio do Campus.

O evento conta com uma programação musical de valorização do artista da terra. As atrações musicais têm início às 19h.  Nesta sexta (28), terá a dupla Larissa e Rafa, e Cúrio forrozeiro. No sábado (29), Niedson lua, Tinho Santos e Neto. Já no domingo (30), Pequeno bass em ritmo de samba, às 14h.

Buscando melhorar o processo sustentável, o evento também terá palestras sobre estudos e pesquisas. Essas atividades estarão acontecendo no auditório do Campus. Confira a programação:

Sexta

11h - Palestra sobre cachaça e turismo com Elk Barreto (Cachaça Sanhaçu).

Sábado

9h - Mesa redonda sobre A valorização do produto cachaça, aspectos históricos e atualidades.

10h - Mesa redonda sobre Desafios, soluções e perspectivas para a cachaça alambique.

14h ás 17h - Visitas técnicas nos Engenhos de Areia.

Buscando melhorar o processo sustentável, o evento também terá palestras sobre estudos e pesquisas. Essas atividades estarão acontecendo no auditório do Campus.

De acordo com Thiago Henrique Baracho, presidente da APCA, o evento só fortalece o setor da produção de cachaça. "Nossas expectativas são de negócios fechados a partir desse evento e um engajamento maior de todos que fazem a produção de cachaça acontecer,  para que possa continuar trazendo possibilidades de crescimento para a economia local e nacional", enfatizou Thiago.

Veja também: 


Relacionadas