TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Clubes em crise

Após 12 anos, final do Paraibano não terá Botafogo-PB ou Campinense

Em crise, o Belo e a Raposa foram eliminados do torneio antes da fase decisiva.

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Após 12 anos, final do Paraibano não terá Botafogo ou Campinense
Após 12 anos, final do Paraibano não terá Botafogo ou Campinense (Foto / Divulgação)

A final do Campeonato Paraibano em 2023 será diferente dos anos anteriores. Pela primeira vez em 12 anos, a dupla Botafogo-PB e Campinense não estará na disputa. Em crise, o Belo e a Raposa foram eliminados do torneio antes da fase decisiva, acabando, inclusive, com uma sequência recente de dois títulos consecutivos da equipe de Campina Grande.

Desde 2012, em todas as edições do Paraibano, ao menos um dos rivais estava na disputa do título. Além disso, dentre esses anos, o único em que Botafogo ou Campinense não ficou com a taça, foi em 2020, quando o Treze derrotou a Raposa e sagrou-se campeão. Neste recorte, o Rubro-Negro venceu em cinco ocasiões, contra cinco do rival da capital.

A última vez em que Botafogo-PB e Campinense não estiveram na decisão, ocorreu na final de 2011, quando Treze e CSP disputaram o título. Na ocasião, o troféu ficou com o Galo da Borborema, após uma grande briga judicial, envolvendo justamente o Belo.

O fato da dupla estar fora apenas ressalta a crise vivida pelos clubes na temporada atual. No estadual, o Campinense foi eliminado ainda na primeira fase, ficando apenas na 6ª posição. O Botafogo-PB, por sua vez, se viu eliminado nas semifinais, quando foi goleado no jogo da volta, contra o Sousa, por 5 a 1. Esta, inclusive, foi a maior derrota sobre o Dinossauro na história dos confrontos.

Calendário comprometido

As eliminações precoces de Botafogo-PB e Campinense no Campeonato Paraibano afetam principalmente a saúde financeira dos clubes. Donos dos maiores investimentos do estado no começo da temporada 2023, as equipes comprometeram as respectivas participações na Copa do Brasil e fase de grupos da Copa do Nordeste no ano que vem.

Somado a isso, para o Campinense ter calendário no segundo semestre de 2024 será um grande desafio - já que precisa necessariamente do acesso à Série C este ano, a fim de evitar o fechamento de suas portas, com o encerramento da temporada logo após o Campeonato Paraibano.

Isso ocorre porque as vagas reservadas à Paraíba na Série D são designadas ao primeiro e segundo colocados do estadual do ano anterior. Já a participação na fase de grupos da Copa do Nordeste é assegurada exclusivamente ao último campeão do estado.


Relacionadas