TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Copa do Nordeste 2018

Por dentro dos números: Saiba o que o Botafogo-PB precisa para se classificar no Nordestão

A matemática entra em cena na última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, e o Belo ainda tem chances de ser desclassificado caso perca para o Bahia nesta quinta-feira.

Por Redação Publicado em
Copa do nordeste t5
Taça da Copa do Nordeste Taça da Copa do Nordeste Foto: Divulgação

A Copa do Nordeste 2018 está pegando fogo. Nesta quinta-feira (28), os grupos C e D da competição terão suas rodadas finais da fase de grupos, e todos os classificados para as quartas de final serão definidos de vez.

No Grupo A, Santa Cruz e CRB foram o primeiro e segundo colocados, respectivamente, e já estão na próxima fase. No Grupo B, por sua vez, Vitória e ABC ficaram iguais em quase todos os critérios, mas o rubro-negro baiano tem mais gols marcados e garantiu a primeira posição, deixando o alvinegro de Natal em segundo, também classificado.

Enquanto isso, no Grupo C, a disputa entre Botafogo-PB, Bahia e Náutico deve ganhar contornos emocionantes. Isso se deve ao fato de o Timbu, que estava praticamente “morto” na competição, ter vencido as últimas duas partidas, justamente contra o tricolor baiano e contra o Belo, mantendo acesa a chama da classificação.

Nesta quinta, o Botafogo-PB recebe o Bahia no Almeidão, em João Pessoa, às 21h45. No mesmo horário, o Náutico visita o Altos-PI, já fora da disputa, no Estádio Albertão, em Teresina. Mas você sabe do que cada time precisa para se classificar neste grupo? O Portal T5te mostra tudo detalhadamente. Vamos lá!

O Belo é o primeiro colocado do Grupo C com 10 pontos ganhos. Para se garantir na próxima fase em 1º lugar, basta empatar com o Bahia por qualquer quantidade de gols. Se vencer, melhor ainda. No entanto, se a equipe pessoense sair derrotada de campo pode até ficar fora das quartas de final. Caso perca para o Bahia em João Pessoa e o Náutico perca do Altos-PI ou empate, o tricolor fica em 1º lugar e o Belo em 2º do grupo. Porém, se o time paraibano for derrotado com um placar simples, de 1 a 0, e o Timbu também vencer o Altos-PI pelo mesmo placar, os dois empatariam em saldo de gols e o alvirrubro pernambucano passaria o Botafogo-PB na tabela por causa do número de gols marcados (hoje, o Náutico tem 6 contra 4 do Belo).


Para se classificar direto, sem depender de outros resultados: empate por qualquer placar ou vitória. Com derrota simples: perde a classificação caso o Náutico vença o Altos-PI.



O Bahia é o segundo colocado do Grupo C com 9 pontos ganhos. Se vencer a partida contra o Botafogo-PB, se garante em 1º lugar. Se empatar por qualquer placar, o tricolor baiano precisaria torcer para o Náutico não vencer o Altos-PI por cinco gols de diferença para passar em 2º lugar, já que, com esse panorama, os dois ficariam empatados em pontos, e a vaga seria decidida no saldo de gols (Bahia hoje tem 4, enquanto o Timbu tem 0). Caso perca a partida em João Pessoa, a única chance da equipe baiana se classificar seria com derrota ou empate do Náutico no Piauí. Uma vitória do Timbu por qualquer placar deixara o tricolor de fora.


Para se classificar direto, sem depender de outros resultados: vitória por qualquer placar. Com empate: torce para o Náutico não golear o Altos por cinco gols de diferença. Com derrota: perde a classificação caso o Náutico vença o Altos-PI por qualquer placar.



O Náutico é o terceiro colocado do Grupo C com 7 pontos ganhos. Para ter alguma chance de classificação para a próxima fase na segunda posição, o Timbu precisa vencer o Altos-PI de qualquer jeito. Se vencer por qualquer placar, precisaria torcer para haver um vencedor também entre Botafogo-PB e Bahia, já que herdaria a vaga do time perdedor. Caso seja o alvinegro pessoense que vença o jogo, o Timbu ultrapassaria o número de pontos do Bahia e se classificaria. Por outro lado, se o tricolor for o clube vencedor, o Náutico igualaria o número de pontos do Belo e decidiria a vaga nos outros critérios, perdendo apenas caso o Belo fique com mais gols feitos do que o alvirrubro dos Aflitos (hoje, o Náutico tem 6 contra 4 do Belo).


Para se classificar na primeira posição: impossível. Para se classificar na segunda posição: vencer o Altos-PI por qualquer placar e torcer para haver um vencedor na partida entre Botafogo-PB e Bahia. Se eles empatarem, o Timbu precisaria golear o Altos-PI por cinco gols de diferença, herdando a vaga do Bahia. Derrota ou empate: está fora da competição.


Relacionadas