TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
especial publicitário

Conheça os 5 jogadores mais valorizados da Liga do Golfo Persa 2022/23

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Foto especial publicitario jogos
(Foto de Hadi Yazdi Aznaveh na unsplash.com)

A Liga Pro do Golfo Persa de Futebol, também conhecida como Liga Pro do Irã, é uma competição cativante que tem revelado talentos excecionais no campo.

Há jogadores dessa liga que atraíram bastante atenção de entusiastas do futebol e também de clubes de todo o mundo.

Neste artigo, vamos nos aprofundar no mundo do futebol persa e conhecer os cinco jogadores de maior valor que estão jogando atualmente na liga. Esses astros, além de exibir habilidades e desempenhos excecionais, também se tornaram verdadeiras joias do cenário do futebol persa. Venha conhecer esses jogadores que estão causando sensação, tanto nacional quanto internacionalmente.

Reza Asadi

O atacante Reza Asadi marcou um número expressivo de gols na temporada 2022/2023, ajudando seu clube, o Tractor, a terminar em 4º lugar e a se classificar para a Liga dos Campeões da AFC em 2023.

Esse foi, de longe, o melhor desempenho de Asadi até o momento em sua carreira. Ele marcou um terço dos gols de sua carreira somente na última campanha da liga. Aos 27 anos, talvez o atacante esteja em seu auge, o que só pode ser uma vantagem para o Tractor na temporada seguinte.

Seu maior atributo é o físico. Asadi demonstra boa capacidade atlética e sua mobilidade lhe permite cobrir o campo com eficiência, contribuindo tanto ofensiva quanto defensivamente. Ele corre em uma boa velocidade, o que lhe permite abrir espaços de maneira oportuna na defesa adversária.

Se ele repetir seus feitos na próxima temporada, poderá se tornar o jogador mais valioso da liga.

Mehdi Ghayedi

O próximo da lista é um talentoso ala do Esteghlal, Mehdi Ghayedi, que tem sido notícia com suas conquistas no clube.

Apesar de sua pequena estatura (ele tem apenas 1,67m), Ghayedi demonstrou habilidades extraordinárias e marcou vários gols, tornando-se rapidamente um nome conhecido no futebol iraniano e o número 1 na lista de jogadores mais valiosos da liga persa do Transfermarkt.

Ghayedi entrou para o Esteghlal em 2017 com apenas 19 anos e, desde então, tem encantado com dribles, ritmo e cruzamento excecionais. Ele se destacou durante as eliminatórias do Esteghlal para a Liga dos Campeões da Ásia, até mesmo saltando mais alto que defensores de grande estatura para marcar um gol de cabeça fantástico.

Apesar de ter provado seu valor com 9 gols e 6 assistências na liga, além de dois gols na Liga dos Campeões da AFC, alguns o acusam de ser uma vítima fácil quando enfrenta os defensores.

Com o passe avaliado em mais de um milhão de euros, ele é um diamante bruto destinado ao sucesso na Europa. Clubes turcos já demonstraram interesse em adquiri-lo, mas o Esteghlal segue relutante em liberá-lo.

Alireza Beiranvand

Como goleiro, Alireza Beiranvand está acostumado a ficar em segundo plano enquanto seus companheiros de equipe ganham os holofotes. No entanto, ele ganhou atenção durante a Copa do Mundo do ano passado como a escolha número 1 do Irã. Suas atuações contra a Inglaterra, Estados Unidos e o País de Gales foram transmitidas para todo o mundo em vídeo HD, uma tecnologia que pode funcionar bem quando se trata de filmes e cassinos com crupiê ao vivo, mas que, nos esportes, muitas vezes serve para realçar as tensões e os esforços no rosto dos jogadores.

Mas Beiranvand lidou bem com essa pressão, ajudando seu time a fazer exibições impressionantes contra o País de Gales e os Estados Unidos. Ele pode ter sofrido seis gols contra a Inglaterra, mas não havia muito que pudesse fazer em relação a isso.

Com seu clube Persepolis, Beiranvand se destacou na Liga Profissional do Golfo Pérsico, conquistando vários títulos e quebrando recordes. Suas contribuições foram fundamentais para levar o time ao sucesso e ele foi reconhecido por elas, recebendo indicações para prêmios como o de Melhor Jogador Asiático da História da Copa do Mundo no Prêmio de Futebol da FIFA.

Seu desempenho na Copa do Mundo complementou uma forte exibição da seleção iraniana, razão pela qual ele agora é considerado um dos jogadores mais valiosos da liga.

Mehdi Torabi

Mehdi Torabi é um jogador cheio de agilidade, conhecido por sua rapidez e controle de bola, o que lhe permite se mover em espaços apertados e vencer os defensores. Ele possui excelente capacidade de drible, o que o torna um adversário formidável em situações de um contra um.

Tecnicamente, Torabi se destaca em vários aspetos do jogo. Suas habilidades técnicas são evidenciadas no toque, na precisão de seu passe e capacidade de executar movimentos complexos. Seu controle de bola permite que ele mantenha a posse mesmo em áreas cheias de jogadores, criando oportunidades para sua equipe.

Esses atributos o ajudaram a se tornar um dos jogadores mais valorizados da liga. Porém, ao que parece uma grande transferência para o exterior está fora de seu alcance - supondo-se que ele esteja aberto – aos 28 anos de idade. Torabi sempre professou um profundo amor pelo seu país – ele é uma exceção na seleção do Irã e declara apoio ao regime atual - o que sugere que ele ficará feliz em permanecer na sua terra natal.

Mohammad Mohebi

Quem fecha nossa lista é Mohammad Mohebi, um jovem talento de 24 anos que tem recebido muita atenção dos olheiros devido às suas habilidades excecionais. Atuando principalmente como atacante, Mohebi possui atributos impressionantes que o tornam muito valioso em campo.

Em termos físicos, Mohebi tem uma altura média (1,85 m), o que lhe confere excelente agilidade e velocidade. Sua rapidez permite que ele corra de maneira eficaz e explore as lacunas na defesa adversária.

Mohebi apresenta bom controle de bola e habilidades de drible. Dotado de um talento natural para situações de um contra um, ele deixa os adversários para trás com suas rápidas mudanças de direção e explosões de corrida. O controle de bola de Mohebi permite que ele mantenha a posse de bola e crie oportunidades de gol para seu time, o que se refletiu em um retorno de 8 gols e 5 assistências em 2022/23.

Mohebi já assinou pelo Rostov, um time do futebol russo, pelo que na próxima temporada já não jogará na Liga do Irã.

Relacionadas