TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
PLANO A

Ancelotti segue na mira da CBF para treinador da seleção

Seleção brasileira está sem técnico desde o fim da Copa de 2022 e tenta convencer italiano do Real Madrid a assumir o cargo

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Ancelotti é treinador do Real Madrid, da Espanha
Ancelotti é treinador do Real Madrid, da Espanha (Foto: Reprodução/ Instagram Real Madrid)

Abertamente à espera do italiano Carlo Ancelotti, que atualmente comanda o Real Madrid, o presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues, estipulou 30 de junho como data limite para convencer o "Plano A" a assumir o cargo, vago desde a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar. Caso ele aceite o convite, não será a primeira vez que a Canarinho terá um estrangeiro à beira do campo.

O Brasil já foi comandado por estrangeiros em três ocasiões, e a última delas foi em 1965: há 58 anos. São eles: Ramón Platero, do Uruguai; Jorge Gomes de Lima, o Joreca, de Portugal; e Filpo Nuñez, da Argentina.

O primeiro deles foi o uruguaio Platero, que esteve à frente da seleção brasileira durante o Sul-Americano de 1925, disputado na Argentina e vencido pelos anfitriões. Já Joreca, em 1944, dividiu o posto com o brasileiro Flávio Costa e conseguiu duas vitórias nos seus dois únicos jogos, ambos contra o Uruguai.

O último estrangeiro a comandar o Brasil foi o argentino Filpo Nuñez, que junto com seus comandados do Palmeiras, representou a Canarinho no festival de abertura do estádio Mineirão. A Academia de Futebol, representando a seleção, venceu o Uruguai por 3 a 0.

De lá para cá, 58 anos se passaram e a seleção brasileira sempre foi chefiada por um brasileiro. A alta chance de voltar a ser comandada por um estrangeiro está acompanhada de um movimento crescente no futebol do país, que está sendo dominado por técnicos de fora.

Atualmente, nove dos 19 técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro são estrangeiros, e o Atlético-MG, sem ninguém na função no momento, demitiu o argentino Eduardo Coudet. Nomes importantes do cenário local também são cotados para o cargo na CBF, como o português Abel Ferreira, do Palmeiras, e o argentino Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza.

Leia também:


Relacionadas