TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
especial publicitário

20º aniversário da primeira medalha de ouro de Edinanci Silva nos Jogos Pan-Americanos

No judô, Edinanci Silva marcou a história, vencendo duas medalhas de ouro, das quais a primeira foi em 2003

Por Carlos Rocha Publicado em
20º aniversário da primeira medalha de ouro de Edinanci Silva nos Jogos Pan-Americanos
20º aniversário da primeira medalha de ouro de Edinanci Silva nos Jogos Pan-Americanos (Foto: Divulgação)

Os jogos Pan-Americanos são um fenômeno no Brasil e os amantes dos esportes não perdem pitada do que acontece neles, nem a oportunidade de recordar seus melhores momentos. Hoje, recordamos com você o 20º aniversário da primeira medalha de ouro de Edinanci Silva nos Jogos Pan-Americanos.

Os torcedores de esportes sempre acompanham as notícias sobre os Jogos Pan-Americanos e a presença dos atletas brasileiros nessa competição mundial.

Até hoje, nosso país participou de todas as edições do evento, sendo que já sediou os Jogos Pan-Americanos por duas vezes: em 1963 em São Paulo e em 2007 no Rio de Janeiro. No ano de 2011, nos Jogos de Guadalajara, há 12 anos atrás, o Brasil o país passou a ocupar a quarta colocação no quadro geral de medalhas.

No judô, Edinanci Silva marcou a história, vencendo duas medalhas de ouro, das quais a primeira foi em 2003. Venha lembrar esse feito da judoca no evento esportivo que acontece a cada quatro anos e que reúne os atletas do continente americano, em diversas modalidades esportivas, num torneio inspirado nos Jogos Olímpicos.

Edinanci: sua fama e suas medalhas

Os apaixonados pelo judô não esquecem a atleta Edinanci Silva, que encheu o Brasil de alegrias por várias vezes, incluindo com a vitória de duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

A medalhista, que já havia vencido, em 1999, em Winnipeg, uma medalha de bronze, venceu a primeira medalha de ouro da competição em São Domingo, considerando que esse prêmio máximo é a redenção para uma má fase que a atleta passou e que a levou a ter o 3º lugar no Pan de Winnipeg em 99.

Encarando toda a preparação e a própria vitória como um espaço de crescimento pessoal, a atleta nos deixou saber, na altura, que havia passado por um período de debilidade espiritual, e que havia tentado compensar técnica e fisicamente.

A conquista deste prêmio foi, portanto, um modo de mostrar a si mesma e ao mundo que conseguiria se superar. Desde essa vitória já passaram 20 anos.

Edinanci Silva e a vitória de 2003 e 2007

Edinanci Silva conquistou, em 2003, a medalha de ouro, tendo dedicado sua vitória às sobrinhas: Naiume, Saine e Camila e Luane, por terem apoiado seu percurso. A judoca voltou a vencer, em 2007, na categoria até 78kg nos Jogos Pan-Americanos.

A vitória da final de 2007 foi contra Yurisel Laborde, judoca cubana, tendo vencido por ippon após imobilização. As duas vitórias anteriores, contra a guatemalteca Mirla Nolberto e a argentina Lorena Bruceño tinham também sido por ippon.

Vale recordar que além do ouro que trouxe para o Brasil nos anos 2003 e 2007, a judoca tem uma medalha de bronze pan-americana, do ano 1999, em Winnipeg.

Esse ano se celebram os 20 anos de sua primeira medalha de ouro, recordando esse que foi um emblemático momento brasileiro nos Jogos Pan-Americanos num momento em que o evento atrai o olhar, o interesse e as apostas do público do Brasil.


Relacionadas