TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Futebol

Copa do Mundo de 2026 terá 12 grupos e atingirá total de 104 jogos

A competição será disputada por 48 seleções.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
A competição será disputada por 48 seleções.
A competição será disputada por 48 seleções. (Imagem: Divulgação)

A Fifa anunciou a mudança no formato da Copa do Mundo de 2026. Será a primeira vez na história que a competição será disputada por 48 seleções. Além disso, o torneio terá 12 grupos com quatro integrantes cada; os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final. Com essa mudança, os times que chegarem até a semifinal do Mundial farão oito jogos, em vez dos históricos sete.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (14) pelo Conselho da Fifa em reunião em Kigali, capital de Ruanda. O país também será sede do Congresso da Fifa, na próxima quinta-feira, quando Gianni Infantino será reeleito para um novo mantado, até 2027.

Na discussão foi posto que a Copa de 2022 ofereceu um novo argumento. A última rodada da fase de grupos do Mundial do Catar foi especialmente emocionante, com duelos decididos nos momentos finais e surpresas como a eliminação da Alemanha.

Ainda em Doha, no final do ano passado, a Fifa já admitiu que poderia promover a mudança no formato da Copa de 2026, para permitir a volta dos históricos grupos de quatro times.

Leia também:



Relacionadas