TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ENTENDA COMO FUNCIONA

Governo lança Fies Social para estudantes de baixa renda

A ideia é custear 100% do ensino em instituição de ensino superior, aos estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo

Por Redação Publicado em
Concursopublico uspimagens
Foto: USP Imagens (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O Ministério da Educação anunciou, nesta sexta-feira (16), um novo modelo do Fundo de Financiamento Estudantil, chamado Fies Social. A ideia é custear 100% do ensino em instituição de ensino superior, aos estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo.

Como irá funcionar?

De acordo com as regras, os estudantes que se enquadrem nesse perfil não ficarão sujeitos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável, mas é necessário que o custo do curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa, que determina atualmente teto de R$ 60 mil anuais, para medicina, e R$ 42,9 mil para outros cursos.

Foi estabelecido que metade das ofertas viabilizadas pela disponibilidade de orçamento, deverão ser destinadas aos estudantes de baixa renda, com a aplicação da reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade federativa onde funciona a instituição de ensino.

As vagas remanescentes deverão primeiro ser aplicadas aos estudantes das políticas de ações afirmativas e depois abertas à ampla concorrência.

Quando começa?

De acordo com o MEC, o Fies Social já será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024 e a resolução que cria a modalidade do programa, permite, ainda, a possibilidade de que sejam estabelecidos cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que venha a ser estabelecido em cada edital.


Relacionadas