TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
luto

Mal súbito: entenda a causa da morte do humorista Eraldo Fontiny

Nascido em Belo Horizonte, ele era conhecido por personagens famosos como Lili e passagens pela Globo, RedeTV e SBT

Por Carlos Rocha Publicado em
Mal súbito: entenda a causa da morte do humorista Eraldo Fontiny
Mal súbito: entenda a causa da morte do humorista Eraldo Fontiny (Foto: Reprodução)

Faleceu neste domingo (7), aos 41 anos, o humorista Eraldo Fontiny. Segundo a emissora Rede 98, na qual ele trabalhava atualmente, a causa da morte foi um mal súbito. Eraldo, nascido em Belo Horizonte, era conhecido por personagens famosos como Lili (o principal da carreira), Marcos Paulo, Rubão e Seu Mane, participando de quadros de emissoras como Grupo Globo, RedeTV e SBT.

Mas o que é exatamente um mal súbito? De acordo com a literatura médica, é uma parada cardíaca que ocorre de forma súbita e inesperada, podendo ter diferentes causas. Em 80% dos casos, a morte súbita está relacionada a doenças cardiológicas, seguidas de doenças neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC) e a crise convulsiva aguda.

Os sintomas podem incluir dor no peito, falta de ar, fraqueza, tonturas, palpitações, desmaio, além de sinais específicos de AVC, como paralisia do rosto e da perna em um dos lados do corpo, dificuldade para falar ou compreender a linguagem, perda ou obscurecimento da visão em um olho só, perda do equilíbrio ou coordenação, dor de cabeça intensa, entre outros.

É importante lembrar que quanto mais rápido for o socorro, maior a chance de recuperação. As manobras de ressuscitação cardiopulmonar podem ser bem-sucedidas, evitando a morte ou sequelas, dependendo da causa e do tempo decorrido até o início do atendimento e sua qualidade. As sequelas geralmente são neurológicas, mas do ponto de vista cardíaco, se a arritmia for revertida, o coração volta a funcionar. No entanto, se uma pessoa tem uma arritmia grave, é possível prevenir novo evento usando um CDI (Cardioversor Desfribilidor Implantável), aparelho que fica alocado no tecido subcutâneo.

Todos deveriam estar preparados para um evento como esse, já que a morte súbita pode ocorrer em qualquer lugar. Por isso, é importante manter a calma e acionar imediatamente o serviço do SAMU (192), buscar um desfibrilador e iniciar as compressões torácicas (massagem cardíaca) até a chegada do desfibrilador. O uso do aparelho deve ser feito conforme as instruções de uso, até que o SAMU chegue. Vale lembrar que a cada minuto passado sem o devido socorro, a chance de recuperação diminui em 7% a 10%, e após 10 minutos, poucas tentativas de ressuscitação serão bem-sucedidas.


Relacionadas