TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
No Twitter

Youtuber polemiza ao questionar uso obrigatório de máscara

Monark indagou sem citar nenhum país ou nenhuma evidência concreta para embasar sua ideia.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Monark apresenta o Flow Podcast
Monark apresenta o Flow Podcast (Foto: Reprodução/Twitter)

Sucesso entre jovens e adolescentes, o Youtuber Monark causou polêmica no Twitter ao questionar o uso obrigatório de máscara, em publicação feita no Twitter, nesta terça-feira (14). “Até quando vai ser obrigatório o uso de mascaras? Muitos países europeus, menos vacinados, já aboliram o uso obrigatório”, indagou sem citar nenhum país ou nenhuma evidência concreta para embasar sua ideia.

O comentário do apresentador do Flow Podcast provocou reações entre internautas e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados na rede. Convicto de sua opinião ele ainda prosseguiu: “Acho que tá rolando uma pandemia de hipocrisia na sociedade também”, cravou.

No mẽs passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que até o final do ano a população brasileira “poderá tirar de uma vez por todas essas máscaras”. De acordo com o ministro, o fim da obrigatoriedade do uso da proteção será possível quando toda a população brasileira estiver vacinada.

Com o avanço da vacinação e a queda do número de casos de Covid-19, alguns países de fato tiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. Em alguns deles, porém, o item continua sendo necessário em ambientes fechados. No entanto. alguns especialistas consideram que o fim da medida pode ser precipitada. Confira a lista de alguns países que o uso de máscaras não é mais obrigatório:

Israel - Os israelenses não precisam mais usar máscaras em locais abertos desde abril deste ano. Em junho, o país retirou a obrigatoriedade também em ambientes fechados.

Estados Unidos - Em maio deste ano, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país atualizou a recomendação e disse que pessoas vacinadas com as duas doses não precisam usar máscaras em ambientes externos, e que o uso delas em ambientes internos pode ser evitado na maior parte dos lugares.

França - Desde a semana passada, os franceses não precisam mais usar máscaras em ambientes fechados, dada a queda nos números da doença. O número de casos vem caindo nos últimos meses e chegou a 476 nesta terça (22) –ante o recorde de 117.900, registrado em 11 de abril. Outras medidas restritivas também foram suspensas, como o toque de recolher e a limitação do atendimento nos ambientes internos de bares, restaurantes e cafés.

Itália - O governo italiano anunciou que, a partir do dia 28 de junho, vai suspender a exigẽncia de máscara ao ar livre. A obrigatoriedade foi imposta em outubro de 2020, quando o país enfrentou a segunda onda da pandemia.

Cerca de 26% dos italianos foram totalmente vacinados contra Covid-19, enquanto cerca de 52% receberam pelo menos uma dose.

Espanha - O uso de máscaras ao ar livre não será mais obrigatório a partir do dia 26 de junho. As infecções no país vêm diminuindo e quase metade da população já recebeu a primeira dose da vacina.O item era obrigatório no país desde o último verão para todos com mais de seis anos.

 


Relacionadas