TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Em Campina Grande

Exposição celebra 50 anos do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna

Evento reúne obras do paraibanos e de outros artistas, a partir desta quinta-feira (18), em Campina Grande

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Ariano Suassuna morreu aos 87 anos, em 2014.
Ariano Suassuna morreu aos 87 anos, em 2014. (Foto: Alexandre Nóbrega / Acervo pessoal)

A cultura do Nordeste, defendida e valorizada por Ariano Suassuna, ganha lugar de prestígio, a partir desta quinta-feira (18), na Exposição Movimento Armorial 50 anos, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande. Com entrada gratuita, a mostra reúne mais de 200 peças do movimento iniciado pelo paraibano em 1970.

Antes da abertura oficial ao público, o Portal T5 foi convidado pela organização do evento para conhecer de perto os detalhes da exposição.

Na era do compartilhamento de memes, reels e coreografias nas redes sociais, as obras de Ariano Suassuna, carregadas de personalidade, exaltam a força, dor e alegria da região. João Grilo e Chicó de "O Auto da Compadecida" são personagens presentes na exposição que já percorreu quatro estados e chega pela primeira vez ao Nordeste, onde foi berço de tanta inspiração para as peças, livros e artes plásticas do paraibano.

Além do acervo assinado pelo líder do movimento, a curadora da exposição, Denise Mattar, também resgata aos olhos do público muito de outros artistas do Movimento Armorial e que inspiravam Ariano.

Outros personagens, enraizados na cultura popular, também preenchem os espaços dos Três Pandeiros sobre o Açude Velho. A exposição evidencia o maracatu, materiais de Francisco Brennand, além das xilogravuras de J Borges e Gilvan Samico, presentes na literatura de cordel, considerada a principal referência do Movimento Armorial para Suassuna.

Além da exposição, a Mostra Movimento Armorial 50 conta com oficinas, eventos musicais e rodas de conversas.

Uma reprodução gigante da Onça Caetana, personagem que o artista criou e desenhou para representar a morte, é um presente aos visitantes da exposição, que fica em cartaz até 20 de agosto.

Ingressos

Mesmo gratuitos, os ingressos precisam ser adquiridos na plataforma Sympla, na internet.

O horário de visitação da exposição ocorre entre às 10h e às 20h.

Veja mais fotos:

Leia também:


Relacionadas