TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
homem de 60 anos

Brasil confirma primeiro caso de cólera após 18 anos sem diagnósticos

Nota técnica do Ministério da Saúde informa que homem de 60 anos não viajou para regiões afetadas indicando infecção local

Por SBT News Publicado em
Vibrio cholerae colera caso confirmado
O caso foi registrado em Salvador, na Bahia

O Ministério da Saúde (MS) confirmou por meio de nota técnica o primeiro caso de cólera após 18 anos sem diagnósticos no Brasil. Segundo a pasta, “trata-se de um caso isolado”.

A notificação ocorre em Salvador, na Bahia. O informativo do Ministério informa que o paciente (um homem de 60 anos) não tem histórico de deslocamento para países com ocorrência da doença e contraiu a doença localmente no mês passado (o que configura um caso autóctone).

Considerando a janela de transmissão de 20 dias, ele "não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10 de abril". Não foram localizados outros casos junto às pessoas que tiveram contato com o homem.

Casos de cólera

No país, os últimos casos autóctones (que se originam da região onde é encontrado) de cólera ocorreram entre os anos 2004 e 2005, com 26 casos ao todo. Após este período, apenas foram notificados casos “importados”.

Segundo a OMS, de janeiro a março de 2024, a cólera afetou 31 países em todo o mundo. A maioria dos casos ocorreu na África, com 18 países afetados. Na América, somente Haiti e República Dominicana relataram surtos da doença.

O que é cólera?

Causado pela enterotoxina do bacilo Vibrio cholerae O1, ou O139, o cólera compõe o quadro das doenças diarreicas agudas. A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas (cerca de 75%). Daquelas que ficam doentes, a maioria tem sintomas leves ou moderados. Já a forma grave afeta de 10% a 20%, podendo levar a complicações graves e até à morte se não tratada rapidamente.

Vibrio cholerae O1: é uma bactéria e pode ser encontrada naturalmente em diversos ecossistemas. Pode ser encontrada na água, pois faz parte da vida microscópica nos oceanos e rios. Ela pode estar livre ou ligada a animais como crustáceos, moluscos, peixes e algas, bem como em superfícies não vivas, como o lixo nas praias.

Enterotoxina: as bactérias são responsáveis pela produção das enterotoxinas mais conhecidas, que são prejudiciais ao intestino e podem causar vômitos, diarreia, entre outros sintomas. A toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto de sódio do organismo.

A cólera pode ser transmitida de forma direta, tendo contato com outra pessoa contaminada, e indireta, pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

Quais os sintomas?

Diarreia líquida — de início súbito com rápida e intensa desidratação;

Vômitos — em casos menos frequentes;

Paciente não apresenta febre.


Relacionadas