TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tre-pr

Julgamento de ações que pedem cassação de Sergio Moro começa nesta segunda (1º)

Os partidos alegam que Moro se beneficiou das atividades na pré-campanha presidencial

Por Carlos Rocha Publicado em
Sergio Moro cumpre agenda na Paraíba até este sábado (8)
Julgamento de ações que pedem cassação de Sergio Moro começa nesta segunda (1º) (Foto: Agência Senado/Fotos Públicas)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) dará início nesta segunda-feira (1) às 14h ao julgamento das ações protocoladas pelo PL e pela federação formada pelo PT, PC do B e PV, que solicitam a cassação da chapa do senador Sergio Moro (União-PR) por supostas irregularidades durante a campanha eleitoral de 2022. Em caso de decisão favorável à cassação, Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato, ficará inelegível por oito anos.

Os partidos alegam que Moro se beneficiou das atividades na pré-campanha presidencial, quando lançou-se pré-candidato à Presidência pelo Podemos. Posteriormente, decidiu mudar de partido e desistir da disputa ao Palácio do Planalto.

Nas ações, o senador é acusado de abuso de poder econômico, arrecadação e gastos eleitorais ilícitos, além de mau uso dos meios de comunicação, com a intenção de beneficiar sua candidatura ao Senado pelo Paraná.

Moro já prestou depoimento ao TRE-PR em dezembro de 2023, negando as irregularidades. A Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná emitiu parecer favorável à cassação e inelegibilidade de Moro e de seu suplente, Luís Felipe Cunha.

Caso ocorra a cassação de Moro, o Paraná realizará novas eleições para escolher o senador que irá substituir a chapa do ex-juiz da Lava Jato. O desfecho desse julgamento é aguardado com grande expectativa no cenário político paranaense e nacional.


Relacionadas