TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
vazamento

Banco Central comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito

Por Carlos Rocha Publicado em
Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos
Banco Central comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix (Foto: Carlos Rocha)

Nesta sexta-feira (22), o Banco Central (BC) divulgou que um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve seus dados vazados. Este foi o sétimo vazamento de dados desde a implementação do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

De acordo com o BC, o vazamento ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024 e incluiu informações como nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

A falha ocorreu devido a vulnerabilidades pontuais nos sistemas da instituição de pagamento, conforme informado pelo BC. No entanto, ressaltou-se que apenas dados cadastrais foram expostos, não afetando a movimentação financeira. Saldos, senhas e extratos protegidos pelo sigilo bancário permaneceram seguros.

Embora o impacto potencial para os clientes fosse baixo, o BC optou por divulgar o incidente em nome da transparência. Todas as pessoas afetadas serão notificadas por meio do aplicativo ou internet banking da instituição. O BC alertou que esses seriam os únicos canais de comunicação e pediu aos clientes que desconsiderassem outras formas, como chamadas telefônicas, SMS e e-mails.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações foram comprometidas, mas que estiveram visíveis para terceiros por algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC afirmou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, incluindo multa, suspensão ou exclusão do sistema do Pix.

Este é o sétimo incidente desde o lançamento do Pix. Casos anteriores envolveram vazamentos de dados de outras instituições, como Banese, Acesso Soluções de Pagamento, Logbank pagamentos, Abastece Aí, Phi Pagamentos e Fidúcia. Em todos os casos, foram expostas apenas informações cadastrais, sem senhas ou saldos bancários.

Por exigência da Lei Geral de Proteção de Dados, o BC mantém uma página para que os cidadãos acompanhem incidentes relacionados às chaves Pix ou outros dados pessoais sob sua responsabilidade.


Relacionadas