TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
como surgiu?

Dia dos Pais no Brasil: 70 Anos de comemoração e origens curiosas

Como surgiu a comemoração do Dia dos Pais no Brasil?

Por Carlos Rocha Publicado em
Dia dos Pais no Brasil: 70 Anos de comemoração e origens curiosas
Dia dos Pais no Brasil: 70 Anos de comemoração e origens curiosas (Foto: Freepik)

O Dia dos Pais, que será celebrado neste domingo (13), marca sete décadas de celebração no Brasil. A data, assim como outras comemorações icônicas, como o Dia do Rock e o Dia dos Namorados, surgiu graças a uma campanha de publicidade inovadora.

Registrado pela primeira vez em 1953, o Dia dos Pais foi introduzido no Brasil por meio da ideia do publicitário Sylvio Bhering, que, à época, desempenhava a função de diretor no jornal "O Globo" e na "Rádio Globo", ambos no Rio de Janeiro.

A estreia da celebração aconteceu em 16 de agosto de 1953, com um anúncio no jornal "O Globo". O texto enaltecia a iniciativa, ressaltando a importância dos pais e a intenção de tornar a celebração uma festa anual de amor, seguindo a tradição do Dia das Mães.

A data escolhida tinha uma conexão simbólica com o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e figura considerada patriarca da família. Nos anos subsequentes, o Dia dos Pais passou a ser festejado no segundo domingo de agosto, em harmonia com o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio.

Enquanto no Brasil a data é comemorada em agosto, internacionalmente, ela está associada ao terceiro domingo de junho, inspirada pela tradição americana. Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é celebrado desde 1910, no terceiro domingo de junho, e foi oficializado como feriado nacional em 1972.

A origem americana remonta a Sonora Luise Smart, filha de um veterano da Guerra Civil, que desejava homenagear seu pai, William Jackson Smart. Essa iniciativa culminou na oficialização da data pelo presidente Lyndon Johnson em 1966.

Países como África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, França, Japão, México e Reino Unido também adotam o terceiro domingo de junho para celebrar os pais. Em algumas nações, a influência católica prevalece, com a comemoração ocorrendo em 19 de março, dia de São José, esposo de Virgem Maria.

Apesar da incerteza sobre a origem precisa do Dia dos Pais, a tradição remonta a há 2.000 anos, na Babilônia, quando um filho do rei Nabucodonosor teria confeccionado um cartão de argila desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Neste septuagésimo ano de comemoração, as homenagens aos pais continuam a ser uma expressão de carinho e reconhecimento por toda a dedicação e amor que eles proporcionam ao longo das vidas de seus filhos.

Freepik


Relacionadas