TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
inquérito das joias

Bolsonaro e Michelle ficaram em silêncio durante depoimento na PF

Casal e mais seis investigados em inquérito das joias seriam ouvidos de forma simultânea nesta quinta-feira (31)

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Casal e mais seis investigados em inquérito das joias seriam ouvidos nesta quinta (31)
Casal e mais seis investigados em inquérito das joias seriam ouvidos nesta quinta (31) (Foto: Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o advogado Fábio Wajngarten ficaram em silêncio durante depoimentos à Polícia Federal, nesta quinta-feira (31), segundo informaram os advogados de defesa. Eles foram intimados a falar no inquérito que investiga a venda irregular de joias dadas como presentes oficiais pelos governos do Bahrein e da Arábia Saudita.

Os depoimentos estavam marcados para acontecer, de forma simultânea, às 11h. Em menos de uma hora, Bolsonaro deixou o prédio da PF em Brasília e seguiu para a sede do Partido Liberal.

As defesas do ex-presidente, de Michelle e de Wajngarten citam a mesma motivação para o silêncio. De acordo com as notas divulgadas pelos advogados, o inquérito não deveria tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF), e sim na primeira instância da Justiça Federal.

Eles destacam que a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que o caso das joias tramitasse na 6ª Vara Federal de Guarulhos, em São Paulo, onde há um inquérito para investigar as circunstâncias da entrada de presentes árabes no Brasil, como o conjunto de diamantes que foi retido no Aeroporto Internacional de Guarulhos em outubro de 2021.

"Os peticionários [Bolsonaro e Michelle] optam, a partir deste momento, por não prestar depoimento ou fornecer declarações adicionais até que estejam diante de um Juiz Natural competente", diz o documento assinado pelos advogados Paulo Amador Bueno e Daniel Tesser.

"O peticionário [Fábio Wajngarten] permanece inteiramente à disposição para prestar eventuais esclarecimentos, desde que sejam observadas as regras intransponíveis do devido processo legal, ampla defesa, de competência de suas prerrogativas profissionais como advogado e, ainda, respeitado o seu domicílio, que é na Capital Paulista", afirma Eduardo Kuntz, advogado do ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo Bolsonaro.

A estratégia da PF era de ouvi-los, separadamente, com diferentes grupos de investigadores para cada oitiva

Além dos três, estão sendo ouvidos pela PF:

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

Mauro Lourena Cid, pai de Cid e colega de Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro. Eles se formaram em 1977;

Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro;

Marcelo Câmara, assessor especial de Bolsonaro;

Osmar Crivellati, assessor de Bolsonaro.

Leia também:


Relacionadas