TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
valores guardados

Prazo para saque de cotas do PIS encerra em um mês; veja quem recebe

Se não forem usados, os valores são repassados ao Governo Federal.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Saques do Pis podem ser feito pelos titulares ou, em caso de morte, pelos beneficiários
Saques do Pis podem ser feito pelos titulares ou, em caso de morte, pelos beneficiários (oto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Falta apenas um mês para o fim do prazo com relação ao saque das cotas no Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O limite é o dia 5 de agosto, quando os recursos serão transferido do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o Tesouro Nacional. Após isso, quem tiver direito pode sacar os valores dentro de cinco anos mediante solicitação de retirada à União.

Podem sacar o benefício os trabalhadores com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada na iniciativa privada ou como servidor público que trabalharam no período de 1971 a 1988. Têm acesso quem não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP. Podem retirar os titulares das contas e, no caso de falecimento do titular, os beneficiários legais.

Não é necessário comparecer às agências de forma presencial. Recentemente, a Caixa Econômica Federal (CEF0 informou que 10,5 milhões de trabalhadores possuem saldo no PIS-PASEP disponível para saque.

Para consultar se há valores disponíveis para saque, o trabalhador deve baixar o aplicativo FGTS, que revela já na tela principal a opção de consulta ao saldo disponível para saque dos aos recursos. No caso de quem já faleceu, o beneficiário herdeiro pode acessar seu próprio aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. É preciso juntar os documentos solicitados e confirmar a solicitação.

Leia mais:


Relacionadas