TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Antônio Campos

Assassinado? Irmão de Eduardo Campos vai pedir reabertura das investigações

Eduardo Campos, então candidato do PSB à Presidência da República, faleceu aos 49 anos em um acidente de avião

Por Carlos Rocha Publicado em
Assassinado? Irmão de Eduardo Campos vai pedir reabertura das investigações
Assassinado? Irmão de Eduardo Campos vai pedir reabertura das investigações (Foto: Divulgação/Governo de PE)

O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, anunciou que solicitará a reabertura do inquérito que investigou a morte do político em um acidente aéreo ocorrido em 13 de agosto de 2014, em Santos, litoral de São Paulo. Eduardo Campos, então candidato do PSB à Presidência da República, faleceu aos 49 anos em um acidente de avião que deixou sete mortos.

Em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, Antônio Campos afirmou que o relatório do inquérito policial sobre a morte de seu irmão foi considerado "inconclusivo" e que o objetivo do pedido de reabertura é esclarecer a verdade sobre a causa do acidente, investigar se houve motivação política e se existe a real possibilidade de Eduardo Campos ter sido vítima de assassinato.

O acidente, que ocorreu durante a campanha eleitoral de 2014, teve suas causas listadas sem uma conclusão definitiva pela Polícia Federal (PF), com possíveis hipóteses incluindo colisão com pássaros, desorientação espacial dos pilotos, disparo de compensador de profundor ou pane/travamento de profundor. Porém, o relatório não apresentou uma causa definitiva para a tragédia.

Em agosto de 2018, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também havia apontado falhas humanas como a razão da queda da aeronave. Na época, Antônio Campos solicitou que o laudo fosse retirado do inquérito, alegando diferenças nas investigações entre a PF e o Cenipa.

O caso foi investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e posteriormente arquivado em 2019, devido à impossibilidade de determinar a causa exata da queda do avião e identificar os responsáveis por eventuais crimes cometidos. Segundo o MPF, a falta de equipamentos na cabine de comando foi uma das principais razões que impediram a resolução do caso.

Agora, Antônio Campos, juntamente com o perito assistente Carlos Camacho, está trabalhando em um livro documentário sobre o acidente aéreo, buscando trazer luz sobre os múltiplos aspectos do incidente, incluindo imagens, vídeos e links relacionados ao caso. Ele também está considerando pedir que o caso seja tratado pelo Procurador-Geral da República, devido às peculiaridades envolvidas.

A solicitação de reabertura do inquérito será protocolada no próximo dia 13 de agosto, data em que completa nove anos do falecimento de Eduardo Campos. A família do ex-governador busca respostas para esclarecer as circunstâncias da tragédia e trazer justiça para o caso que marcou a política brasileira.

Leia também:


Relacionadas