TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
58 votos a 18

Com relatoria de paraibano, Senado aprova Zanin para vaga no STF

A indicação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a votação foi secreta e não houve abstenção

Por Carlos Rocha Publicado em
Com relatoria de paraibano, Senado aprova Zanin para vaga no STF
Com relatoria de paraibano, Senado aprova Zanin para vaga no STF (Foto: Agência Senado)

Com relatoria do Senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, o plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), por 58 votos a 18, o advogado Cristiano Zanin para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A votação foi secreta e não houve abstenção.

Cristiano Zanin ganhou destaque ao atuar na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e também durante a campanha presidencial em 2022. Aos 47 anos, considerando as atuais regras de aposentadoria no STF, ele poderá atuar na Corte por 28 anos, até alcançar a idade máxima de 75 anos.

Antes de assumir a vaga no STF, Zanin passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que durou cerca de 8 horas. Durante esse período, o advogado afirmou aos parlamentares que não se comportará como um "subordinado" de Lula na Corte e que suas posições democráticas estão acima de qualquer outro interesse.

Zanin também foi questionado sobre diversos temas, incluindo sua relação com Lula e a possibilidade de se declarar suspeito de julgar processos da Lava Jato. O senador Sergio Moro, ex-juiz federal responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba, fez mais de 10 questionamentos ao advogado durante a sabatina.

O advogado respondeu que teve uma convivência frequente com Lula devido à sua atuação como seu advogado e que não se declarará impedido de julgar processos apenas por terem a etiqueta de "Lava Jato". Segundo Zanin, para se declarar impedido, é necessário ter atuado como advogado no caso e analisar os envolvidos e o conteúdo específico do processo.

Com a aprovação pelo Senado, Cristiano Zanin está apto a assumir o cargo de ministro do STF, trazendo consigo sua experiência como advogado e suas perspectivas sobre questões jurídicas e democráticas.


Relacionadas