TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
DORES NO QUADRIL

Médicos cogitam cirurgia para Lula, mas agenda política atrapalha

Presidente será reavaliado quando voltar da viagem ao Japão, no dia 23

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Médicos cogitam cirurgia para Lula, mas agenda política atrapalha
Médicos cogitam cirurgia para Lula, mas agenda política atrapalha (Foto: Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se queixado nas últimas semanas de muitas dores no quadril. A equipe médica que cuida do chefe do Executivo discute a necessidade de uma cirurgia para recompor áreas desgastadas que seriam a causa do incômodo e da perda de mobilidade. Uma nova avaliação será feita quando ele voltar da viagem ao Japão, para onde embarcou na manhã desta quarta-feira (17), para participar de reuniões do G7, grupo que reúne países democráticos que são superpotências econômicas.

Além das questões técnicas, também está sendo avaliado por Lula a conveniência política de uma cirurgia neste momento. De acordo com fontes ouvidas pelo SBT News, caso a operação seja realizada, o presidente só poderá fazer longas viagens cerca de quatro semanas depois da intervenção, o que já excluiria agendas no exterior durante este período de recuperação. O governo está preparando para junho ou julho visitas a alguns países da África, como Angola e Moçambique. Previsão também de ida a Bélgica e a Argentina.

Mesmo as viagens dentro do Brasil poderiam ficar comprometidas. Além do deslocamento de avião, eventos no interior do país implicam, muitas vezes, em sobe e desce de helicóptero, caminhadas e horas em pé, práticas que podem comprometer a convalescência do paciente. Ele teria que adiar, por exemplo, as viagens que pretende fazer a cada uma das cinco regiões do país para prestigiar as discussões do Plano Plurianual Participativo junto à sociedade civil.

Leia também:


Relacionadas