TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
COMPROMISSO INTERNACIONAL

Lula chega em Abu Dhabi para reunião com presidente dos Emirados Árabes

Encontro é o último compromisso da agenda de Lula antes de retornar ao Brasil

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Lula chega ao seu último compromisso internacional
Lula chega ao seu último compromisso internacional (Reprodução/Instagram)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos, na manhã deste sábado (15), onde tem um encontro marcado com o presidente do país, Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

Entre os assuntos em discussão estarão acordos comerciais, investimentos bilaterais e meio ambiente. No ano passado, o comércio entre os dois países movimentou US$ 5,7 bilhões, alta de 74% na comparação ao volume registrado em 2021.

Os produtos agropecuários brasileiros respondem por quase 60% das exportações aos Emirados Árabes Unidos. Carne bovina e de frango estão entre os itens mais vendidos aos árabes. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango halal, produzida conforme os preceitos e tradições do islamismo, informa a Agência Brasil.

Em relação à pauta do meio ambiente, o país árabe tem investido em energias renováveis e no compromisso de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, em consonância com estratégia adotada pela gestão do presidente Lula.

O compromisso em Abu Dhabi é o último da agenda que incluiu uma viagem oficial à China.

Nesta sexta-feira (14), o governante se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, para a assinatura de 15 acordos bilaterais. Ao falar com jornalistas antes de deixar o país, Lula afirmou que não se preocupa com uma possível reação dos Estados Unidos por conta da parceria entre o governo brasileiro e o chinês.

O presidente afirmou ainda que ideologias não influenciam nos acordos firmados: "o Brasil tem que ir atrás daquilo que ele necessita, e o Brasil tem que fazer acordos possíveis com todos os países. Nós não temos escolhas políticas, escolhas ideológicas, nós temos uma escolha de interesse nacional. O interesse do povo brasileiro, o interesse da indústria nacional, o interesse da nossa soberania e, portanto, eu saio daqui satisfeito".

Questionado sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, Lula pediu a criação de uma comissão entre os países que desejam o fim do conflito, e pediu que nações como os Estados Unidos parem de fornecer armas.

Leia também:


Relacionadas