TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
EX-MINISTRO

CGU retira sigilo de 100 anos em processo sobre Pazuello

Órgão deu 10 dias para que as informações se tornem públicas

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
CGU retira sigilo de 100 anos em processo sobre Pazuello
CGU retira sigilo de 100 anos em processo sobre Pazuello (Imagem: Alan dos Santos/Presidência da República)

A Controladoria Geral da União (CGU) determinou, nesta sexta-feira (17), a retirada do sigilo de 100 anos no processo que envolve o ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello. Ele é investigado por, sendo general na época, ter participado de evento político ao lado do ex-presidente.

A informação, publicada pelo Estado de São Paulo, aponta que a investigação apurou a conduta de Pazuello em um episódio de maio de 2021. Pazuello havia deixado de ser ministro do governo Jair Bolsonaro e participou de um ato político ao lado do ex-presidente.

Na época, o exército utilizou a Lei de Acesso à Informação (LAI) e impôs sigilo de 100 anos no processo. "A documentação solicitada é de acesso restrito aos agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que ela se referir" - Disse as Forças Armadas.

Contudo, de acordo com a CGU, "Deve preponderar o princípio da transparência, a fim de conferir o direito de acesso a uma informação que está sob a guarda e a custódia da administração pública e que trata de um processo administrativo já concluído", escreveu na decisão

Por fim, a CGU ainda afirmou que mais sigilos devem ser revogados em breve.

Leia mais: 


Relacionadas