TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Veja

Vídeo | Primeiro satélite brasileiro é lançado no espaço

Pion-BR1 foi desenvolvido por uma startup no Brasil e já está em órbita

Por Juliana Alves Publicado em
Falcon 9, da SpaceX, levou 105 pequenos satélites a órbita nesta quinta (13)
Falcon 9, da SpaceX, levou 105 pequenos satélites a órbita nesta quinta (13) (Foto: Reprodução/Twitter @SpaceX)

O lançamento do foguete Falcon 9 da Spacex levou a órbita o primeiro satélite brasileiro: o "Pion-BR1". Desenvolvido por uma startup Brasileira, a Pion Space, ele se tornou o primeiro satélite criado de maneira privada no país a ir para o espaço.

A missão espacial ocorreu nesta quinta-feira (13). Segundo a startup, a intenção é promover acesso à tecnologias espaciais e aumentar a interação de estudantes.

O Pion-BR1 é uma espécie de mini-satélite. Ele pesa menos de 1kg e tem aresta de 5cm e um volume total de 125 cm³. Entre as possibilidades fornecidas com o envio dele estão: a avaliação de temperatura interna e externa, coleta de dados de um experimento desenvolvido no Brasil e a avaliação de um satélite artificial no espaço.

A chegada a órbita foi confirmada pela própria startup em rede social. "Hello world", que significa "olá, mundo", foi um dos termos utilizados pela Pion Space para confirmar a operação. Confira:

Além do brasileiro, outros 105 pequenos satélites foram levados a órbita, o que aumentou o número de 6 mil satélites da terra. Toda operação demorou menos de três minutos o voo decolou por às 12h25, no horário de Brasília, na estação espacial de Cabo Canaveral, no estado da Flórida, dos Estados Unidos.

O voo foi identificado como um "servio de táxi cósmico" pelo site Space.com. Os satélites enviados foram produzidos por diferentes desenvolvedores.

10th landing of this Falcon 9 first stage booster pic.twitter.com/6HmNAdU7NY

— SpaceX (@SpaceX) January 13, 2022

Leia também:


Relacionadas