TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Brasília

Deputado do PSL destrói placa que critica genocídio de negros, em exposição no Congresso Nacional

Charge relaciona o genocídio de pessoas negras à polícia, e foi exposta para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra

Por Redação Publicado em
Quadro genocidio exposicao 2
Placa com a charge faz parte de uma exposição, em homenagem ao Dia da Consciência Negra Placa com a charge faz parte de uma exposição, em homenagem ao Dia da Consciência Negra Foto: Reprodução/Twitter/Talíria Petrone

O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) foi pivô de um episódio controverso nesta terça-feira (19), em Brasília. Ele destruiu uma placa que estava em exposição na Câmara dos Deputados e relacionava a polícia ao genocídio de pessoas negras.

Na charge, do cartunista Carlos Latuff, um homem negro com a camisa do Brasil aparece deitado e algemado, enquanto um policial sai andando com uma arma na mão, como se tivesse acabado de atirar e matar o rapaz. A obra faz parte de uma exposição que foi aberta nesta terça, para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Deputados do Nordeste querem que novos contratos de saneamento sem licitação possam ser firmados

“Eu fiz o meu protesto em cima do protesto deles”, alegou Tadeu, coronel da Polícia Militar. “Aqui está claro: com braçal, com uma boina, cabelinho curto, está claro, até uma criança consegue definir que essa imagem é um policial […] Eu não posso aceitar. Eu simplesmente tirei aquela placa da exposição. As outras estão todas lá. Mas essa daqui é ofensiva, extremamente ofensiva. E eu não posso, como policial, deixar passar batido”, complementou ele.

Para o presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a atitude do parlamentar foi reprovável. “Numa democracia, num país livre, não é porque nós divergimos da posição da outra pessoa que nós devemos agredi-la verbalmente, fisicamente”, disse.

Momento em que o deputado Coronel Tadeu destrói o quadro! Não passarão! pic.twitter.com/SkN0CA63Tt

— Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 19, 2019

Relacionadas