TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
DENÚNCIA

Witzel é denunciado à ONU recorde de mortes em operações policiais do RJ

Denúncias foram feitas após uma operação policial que deixou oito mortos em favela

Por Redação Publicado em
Wilson Witzel 03 01 2019
Foto: Luciano Belford / Agência O Dia / Estadão Conteúdo

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (alerj) e a deputada federal Talíria Petrone denunciaram à Organização das Nações Unidas (ONU) o que afirmam ser uma "agenda genocida" do governador Wilson Witzel.

Em documentos enviados nesta terça-feira (7) à ONU, a deputada Renata Souza que coordena a comissão e a parlamentar federal apresentam dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e recordam que mortes em confrontos com policiais no RJ alcançaram um nível recorde no primeiro semestre de 2019.

Segundo Renata, as 434 pessoas mortas em ações das forças de segurança entre janeiro e março tem a haver com aceitação do governador que, de acordo com ela, se demonstra favorável ao "abate" contra criminosos que estejam utilizando fuzis como também ao uso de helicópteros a fim de realizar tiros durante as ações.

As denúncias também foram direcionadas à Organização dos Estados Americanos (OEA) e foram feitas após uma operação policial que deixou oito suspeitos mortos em favelas da Maré no Rio.

Até o momento, Witzel não se manifestou sobre as denúncias.


Relacionadas