TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SAÚDE

Governo pede suspensão de pacotes de passeios para turistas de navios em Alagoas

Governador informou que está estudando a possibilidade de tomar uma medida assertiva com relação ao cruzeiro que chega ao porto de Jaraguá no dia 23

Por Redação Publicado em
Whatsapp image 2020 03 13 at 10 43 17
Foto: Heliana Gonçalves/G1 Foto: Heliana Gonçalves/G1

Com 10 casos suspeitos e um confirmado de coronavírus em Alagoas , o governo de Alagoas anunciou em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (13), que recomendou as agências de viagem a suspensão de todos os passeios dentro do Estado de quem vai chegar por navio em Maceió.

O governador disse que ao tomar essa medida, o Estado tem uma atuação assertiva diferente dos outros estados do Brasil. “A gente compreende que nesse momento que o surto está ampliando e que o Brasil começa a apresentar sinais que vamos passar a ter o contágio doméstico. Vários infectologistas nacionais apresentando de que teremos uma progressão geométrica, nós estamos tomando medidas preventivas”.

O governador ainda disse que é Alagoas é um local turístico, mas que nesse momento a intenção é preservar a saúde do povo alagoano, e redução de risco de contágio.

Renan Filho explicou que os turistas que estão em Alagoas continuarão fazendo os passeios normalmente, mas quem chega por navio é um público específico e que "por conta do que ocorreu com o navio em Pernambuco, Alagoas tomou essa medida".

Ele reforçou que qualquer medida tomada no ambiente marítimo em águas federais precisa ter a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Mas em Pernambuco foi tomada medida extrema depois que uma pessoa que estava em um navio ter sido identificada com coronavírus e todas as outras entrarem em quarentena”, citou.

Sobre os cruzeiros que estão vindo para Maceió - um chegando hoje e outro dia 23 - Renan disse que está estudando a possibilidade de tomar uma medida assertiva com relação ao que chega dia 23.

“Tem um navio que vai aportar hoje em Maceió, que está vindo de Pernambuco, mas antes o Governo já tinha feito o contato pra saber se tinha alguém com suspeita ou sintomas do vírus. Até o momento que recebeu a resposta, não havia nenhuma suspeita. Mesmo assim, o Governo enviou duas equipes especializadas para examinar. Sobre o outro navio ainda estamos avaliando”, destacou.

Cancelamento de eventos

Sobre o cancelamento dos eventos, foi dito que não há necessidade, mas que é uma possibilidade que pode ser escolhida de acordo com o avanço do coronavírus.

Com isso, o governador disse que vai ter uma queda na arrecadação no turismo e que o Estado tem se preparado e está montando estratégias para suportar a queda.

Gabinete de crise

Renan Filho ainda reforçou que um gabinete de crise entre o Gabinete Civil, Sesau, Uncisal, Ufal e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) foi criado. “O governo também tem conversado com a Prefeitura para unir forças”, disse.

Segundo o governador, Alagoas tem leitos de UTI suficientes, pois o Estado disponibilizou 105 novos leitos exclusivamente para pacientes que, porventura, tenham complicações pelo COVID-19.

“No entanto, é regra que o melhor tratamento é feito pelo isolamento domiciliar e não em internamento hospitalar”, alertou o governador.

Sobre o valor de R$ 20 milhões que será repassado para a Sesau, Renan disse que ainda vai receber um apoio financeiro do Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, disse que os profissionais foram capacitados para acompanhar a chegada de novos casos e que “o Estado está tomando medidas preventivas desde que o vírus surgiu na China”.

Ayres garantiu que o estado está preparado, organizado e em conjunto com o Ministério da Saúde e outras secretarias para preparar o ciclo de auxílio a essas pessoas. “Não há motivo para alarde, nem desespero”.


Relacionadas