TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Por que a direção nacional do PT quer candidato próprio em João Pessoa?

Josival Pereira analisa movimentos do PT para lançar candidatura própria em João Pessoa

Por Josival Pereira Publicado em
Cida ramos alpb ascom
Cida Ramos é um dos nomes cotados para disputar as eleições de 2024 (Foto: Reprodução/ALPB)

Desde sempre, a direção nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) emite sinais que deseja ter um candidato próprio a prefeito em João Pessoa. 

O presidente estadual da legenda, Jackson Macedo, alerta, há bastante tempo, que o PT corre o risco de ficar isolado e disputar as eleições na Capital sem aliados, o que pode atrapalhar no resultado final, mas sua posição não encontra eco em Brasília.

De fato, a avaliação de Macedo espelha a realidade. Os próprios partidos da federação liderada pelo PT - PV e PCdoB - já tiraram posição em favor do projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena e não devem apoiar a candidatura petista. 

Com a possibilidade da candidatura da deputada Cida Ramos, parece possível a reabertura de conversas com a Rede Solidariedade, que já tem a candidatura de Celso Batista, mas, mesmo que se concretize uma aliança, não é suficiente para tirar o PT do isolamento partidário. 

A direção nacional também ignora a aliança com o governador João Azevedo e o PSB, assim como a ideia de adotar a candidatura do prefeito Cícero Lucena como forma de ampliar as bases de apoio a Lula em 2026. Aliás, o que vem sendo feito em diversas capitais e grandes cidades do país em que o PT tem feito alianças estratégicas para fortalecer o projeto de reeleição de Lula. 

E por que não em João Pessoa?

A resposta para essa questão não é complicada e não tem nada a ver com lideranças locais de nenhum partido aliado ou dos próprios quadros petistas. 

O PT quer candidato próprio em João Pessoa para ter um palanque (real e eletrônico) para fazer a defesa do governo Lula e das ideias petistas. A avaliação é que esse trabalho não será possível no palanque de Cícero, que se prenuncia muito eclético e, além disso, ele precisará de muito tempo para defender a gestão municipal. 

Outro fato levado em consideração é que a direita bolsonarista tende a fazer uma campanha nacionalizada, fazendo a defesa e a promoção do ex-presidente Bolsonaro. Assim, se impõe a necessidade de ter um palanque próprio, exclusivo, para cuidar de Lula e do PT. 

Com essa convicção, a direção nacional petista decidiu apresentar candidato próprio em João Pessoa. De preferência, um candidato muito vinculado à ideologia e política do movimento de esquerda. 

Não foi sem razão que, ao final da reunião da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, com os dirigentes e deputados petistas na Paraíba, tanto a própria Gleisi como o senador Humberto Costa, do Grupo de Tática Eleitoral (GTE), decretaram: esqueçam aliança com Cícero. Pelo menos no primeiro turno. 

A candidatura petista em João Pessoa, à princípio, tem natureza política. Se der certo eleitoralmente, é lucro extraordinário, que vai render bons dividendos.



Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.