TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

COLUNA - JOSIVAL PEREIRA

Que houve entre Bolsonaro e o pastor Sérgio em João Pessoa?

Por Josival Pereira Publicado em
Bolsonaro
Presidente esteve em João Pessoa no último fim de semana (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Quem foi ao evento com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro para lançamento da chapa da direita para a disputa das eleições em João Pessoa, na sexta-feira, na casa de show Domus Hall, mais do que frustrado, deve ter saído sem entender nada.

Na verdade, ainda agora, três dias depois, o grande público e a imprensa não sabem o que aconteceu para o nome do pastor Sérgio Queiroz não ser confirmado como candidato a vice-prefeito do ex-ministro Marcelo Queiroga, ser retirado na lista de oradores e nem sequer ter sido mencionado por Bolsonaro.

Pelo que se viu no local, os organizadores do evento, dirigentes do PL (Partido Libera) e apoiadores de Bolsonaro presentes ao palanque se mostraram surpresos. Afinal, o que se propagava era o anúncio da chapa “Quero Quero”, criação do marketing para a dupla Marcelo Queiroga/Sérgio Queiroz. Havia bastante material gráfico neste sentido e os locutores não cansavam de falar sobre o anúncio da chapa.

Além da chapa não ter sido anunciada, a forma sisuda como o ex-presidente saiu do palanque sinalizou a presença de um mal-estar e os burburinhos foram inevitáveis.

A direção do PL divulgou nota oficial se desculpando e remetendo a culpa para o cerimonial do evento. Improcedente. Fosse erro do cerimonial teria havido tempo para correção ainda durante o evento. Não houve também esquecimento de Bolsonaro do nome do pastor Sérgio por ocasião da saudação durante seu discurso. O deputado Walber Virgulino foi visto tentando lembrar Bolsonaro, mas acabou sutilmente afastado.

O pastor Sérgio chegou a gravar um vídeo, ainda no palanque, anunciando o adiamento da decisão sobre a chapa e avisando que a definição final sobre o assunto seria de seu partido, o
Novo. Falou sobre equívocos da propaganda, provavelmente se referindo ao material gráfico da suposta chapa “Quero Quero”, mas não alimentou polêmicas sobre ter discurso vetado e não ter sido lembrado por Bolsonaro.

Correu a especulação que o problema teria sido o fato de o pastor Sérgio Queiroz ter exigido não fechar posições na chapa e a realização de pesquisa para definir quem seria o melhor candidato a prefeito. O outro, então, seria candidato a vice-prefeito.

Essa especulação não se sustenta pelo fato que o próprio pastor Sérgio já dava claras demonstrações, nos bastidores, que havia aceito o convite para ser candidato a vice-prefeito e que estaria aguardando o anúncio do ex-presidente Bolsonaro. Ele próprio, nas imagens, se revela frustrado com o desfecho do encontro da direita bolsonarista. Os dirigentes do PL, por seu lado, não escondiam os esforços para conter a crise.

O que teria acontecido, então, para tão brusca mudança de rumo?

Existe um fato que explica tudo com grande margem de probabilidade: Bolsonaro irritou-se com o pastor Sérgio ao ser informado de uma entrevista à CBN-João Pessoa, na quinta-feira, na qual ele (Sérgio Queiroz) diz que o ex-presidente não definiria sua vida. Textualmente, segundo manchetes de portais e blogs, pastor Sérgio teria dito: “Bolsonaro não tem decisão sobre o Novo. Não pode decidir sobre a minha vida. Quem vai definir sou eu”.

O que aconteceu está plenamente conforme às reações de Bolsonaro quando ele é contrariado. Intempestivo, desrespeitoso e, muitas vezes, grosseiro. Depois, pode até mudar, mas, no momento, age por impulso. Foi o que ocorreu.

Dificilmente os bolsonaristas vão confirmou o que houve nos bastidores da Domus Hall e da visita do ex-presidente a João Pessoa. A ordem

parece ser a de pôr panos mornos para conter danos. O PL continua querendo o pastor Sérgio como candidato a vice-prefeito, mas, agora, sem concurso de Bolsonaro.

Por seu lado, o pastor Sérgio Queiroz fez, no final da manhã deste sábado, uma postagem sua conta no Instagram falando sobre “danos irreversíveis”. Recorre à imagens de acidentes no trânsito com morte. Uma como dolo, a outra sem dolo e sem culpa, mas, mesmo assim, segundo sua anotação, com

dano irreversível.

A interpretação mais plausível da postagem não pode ser outra que não a de que o pastor Sérgio sinaliza para a irreversibilidade ou do esgarçamento de sua relação com Bolsonaro ou dos entendimentos para formação de chapa com o PL do ex-ministro Marcelo Queiroga. Ou ambas as coisas.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.