TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
UFPB

Projeto oferece drenagem linfática gratuita para gestantes em João Pessoa

O projeto é do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Por Carlos Rocha Publicado em
Projeto oferece drenagem linfática gratuita para gestantes em João Pessoa
Projeto oferece drenagem linfática gratuita para gestantes em João Pessoa (Foto: Pixabay)

Um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está oferecendo, gratuitamente, sessões de drenagem linfática para gestantes.

A ação objetiva auxiliar no tratamento do edema gestacional, buscando promover o bem-estar entre gestantes que durante a gravidez desenvolveram o inchaço, principalmente em membros inferiores.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 40 vagas. Para participar é necessário atender a alguns critérios. A gestante precisa ter entre 18 e 34 anos; estar entre a 27ª (vigésima sétima) e a 38ª (trigésima oitava) semana de gestação; apresentar edema (inchaço) nos membros inferiores e não apresentar lesões cutâneas na área de membro inferior.

Também é importante  que a gestante não apresente fatores de risco individual como hipertensão, diabetes gestacional,  insuficiência renal ou patologias cardíacas, vasculares e pulmonares.

A gestante que se voluntariar e estiver dentro dos critérios irá receber a drenagem linfática manual, a aplicação do kinesiotaping (bandagem elástica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele) ou as duas intervenções juntas. Para participar basta entrar em contato com a pesquisadora responsável, Francielly Santos, por meio do telefone: (83) 999832817 ou por e-mail: [email protected].

As inscrições seguirão abertas até que o total de vagas disponibilizadas seja preenchido. Após cadastro, a voluntária precisará marcar os dias de atendimento, comparecer na data previamente marcada e retornar para avaliação.

Sendo realizadas as sessões específicas, serão disponibilizadas às participantes, uma vez por semana até o final da gestação, novas sessões de drenagem linfática manual, as quais serão realizadas pelo projeto de extensão “Para além da estética: ambulatório de Fisioterapia Dermatofuncional e Nutrição Estética”.

A atividade contribuirá para uma análise que está sendo feita dentro de um estudo no qual será avaliado se a drenagem linfática com Kinesiotaping seria tão eficaz quanto a Drenagem Linfática Manual.

Intitulada de “Drenagem Linfática e Taping no Tratamento de Edema em Gestantes: Ensaio Clínico Aleatorizado e Controlado”, a pesquisa, desenvolvida desde setembro de 2021, é vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CSS) e à Liga de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional ( LEFIDEF/UFPB).

O estudo faz parte do desenvolvimento da dissertação de mestrado da pesquisadora e fisioterapeuta Francielly Natanaelly Andrade dos Santos, sob orientação da Profa. Palloma Rodrigues de Andrade. As graduandas Paula Thaíza e Loyse Karinne são as colaboradoras.

Conforme a pesquisadora Francielly Andrade, durante a gestação o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. “Como o edema gestacional está entre as principais queixas durante a gravidez , causando desconforto e dor para a gestante, esse estudo busca uma nova terapia que auxilie na redução do edema, gerando uma sensação de bem-estar nas mulheres em um momento tão importante de suas vidas”.

Como explica a mestranda, a drenagem linfática pode trazer para a gestante uma série de benefícios, como a diminuição do edema nas pernas e pés e a redução da sensação de cansaço nos membros inferiores.  “As sessões geram relaxamento do corpo, melhoram a circulação sanguínea, a nutrição das células e tecidos e, assim, atuam na diminuição da dor e na melhora da qualidade de vida da futura mamãe”.

Ainda segundo a pesquisadora Francielly Andrade, caso a hipótese seja comprovada, fisioterapeutas poderão passar a utilizar em suas pacientes gestantes uma nova opção de recurso físico para tratamento de edemas. Posteriormente, a pesquisa será publicada em revistas científicas, o que contribuirá com os estudos na área.


Relacionadas