TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Carteira do Idoso

Maior de 60 anos? Veja como pedir carteira para transporte gratuito

A Carteira do Idoso garante gratuidade em transportes públicos e pode ser solicitada no CRAS

Por Carlos Rocha Publicado em
Maior de 60 anos? Veja como pedir carteira para transporte gratuito
Maior de 60 anos? Veja como pedir carteira para transporte gratuito (Foto: PMJP)

O cidadão a partir dos 60 anos de idade que deseja ter gratuidade nos transportes públicos em viagens estaduais e interestaduais deve fazer a Carteira do Idoso. O serviço de retirada do documento é oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), de segunda a sexta-feira e pode ser realizado nos 14 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e na sede do CadÚnico, que fica localizada na Praça Barão do Rio Branco, 45, no Centro de João Pessoa.

De acordo com a coordenadora do CadÚnico, Angélica Andrade, para ter acesso à Carteira do Idoso, o cidadão precisa ter ao menos 60 anos de idade, renda familiar de até dois salários mínimos e possuir inscrição no Cadastro Único do Governo Federal. “Primeiramente, o cidadão faz a inscrição no CadÚnico no Cras e, após inclusão no sistema, nós podemos emitir a Carteira do Idoso na sede do CadÚnico, no Centro”, explicou.

Documentação necessária – Para emissão do Cadastro Único, o cidadão precisa estar portando os documentos pessoais, como RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, além do último contracheque e últimas contas de água e energia elétrica. Para emissão da Carteira do Idoso, é necessário apresentar o número do CadÚnico, foto, comprovante de residência e documentos de identificação.

O que diz a Lei – De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), regulamentado em 2006, pelo Decreto 5.934, devem ser reservadas aos maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço de transporte interestadual de passageiros ou assegurado o desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem para os demais assentos do veículo, caso as vagas reservadas com esta finalidade tenham sido ocupadas.

Para solicitar a gratuidade, o bilhete de viagem deve ser solicitado nos pontos de venda da transportadora com antecedência de, pelo menos, 3 horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha. Na ocasião, o idoso poderá solicitar, também, a emissão do bilhete de viagem de retorno.

Para adquirir o desconto de 50%, o idoso deverá obedecer aos prazos, levando-se em conta o horário de partida do ponto inicial da linha: no máximo com 6 horas de antecedência para viagens com distância de até 500 quilômetros; e no máximo com 12 horas de antecedência para viagens com mais de 500 quilômetros de distância.

Serviço – A sede do CadÚnico em João Pessoa funciona das 7h às 17h, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro de João Pessoa. Os telefones de contato são 3214-3600 ou 3214-1874. Já os endereços e telefones de contato dos Cras estão disponíveis no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/Lista-Cras.jpg.


Relacionadas