TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dezembro Laranja

HU faz mutirão de consultas e exames dermatológicos em JP

O mutirão vai acontecer no próximo sábado (3), no horário das 8h às 12h no ambulatório do hospital-escola

Por Carlos Rocha Publicado em
HU faz mutirão de consultas e exames dermatológicos em JP
HU faz mutirão de consultas e exames dermatológicos em JP (Foto: Reprodução)

No mês de conscientização sobre o câncer de pele, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) vai realizar um mutirão de consultas e exames dermatológicos de rastreamento da doença. A ação integra a Campanha Dezembro Laranja promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e vai acontecer no próximo sábado (3), no horário das 8h às 12h no ambulatório do hospital-escola. A mensagem central deste ano é “Não espere até sentir na pele”.

Segundo a dermatologista Danielle Medeiros, o atendimento é gratuito e vai ser por demanda espontânea, ou seja, não é necessário agendamento. No entanto, as vagas são limitadas e, para organizar o fluxo, serão distribuídas fichas aos usuários. Podem procurar o serviço pessoas com queixa de alguma lesão ou mancha suspeita na pele. Após a consulta, casos confirmados serão encaminhados para marcação de outros procedimentos, como cirurgia, caso haja indicação.

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele será realizada em pelo menos 100 centros de saúde espalhados pelo país e, em João Pessoa, a unidade de atendimento será o Lauro Wanderley. Médicos e profissionais voluntários prestarão atendimento gratuito com foco em lesões suspeitas de câncer de pele.

Em João Pessoa, além do Hospital Universitário Lauro Wanderley, participam da campanha o Centro de Saúde Nova Esperança – Unidade II, localizado no bairro do Valentina. Acessando o site da SBD, você pode encontrar o local mais próximo de sua residência por meio de busca utilizando o CEP.

O último mutirão de prevenção ao câncer de pele realizado pelo HULW aconteceu em 2019 e contemplou mais de 300 pessoas e teve a participação de cerca de 30 especialistas que se revezaram em dois horários (das 8h30 às 10h30 e das 10h30 às 12h30). Em todo o Brasil, foram atendidas mais de 25 mil pessoas em cerca de 130 postos no país. Desde a implementação, em 1999, a iniciativa beneficiou mais de 600 mil pessoas.

O câncer de pele afeta cerca de 30% da população brasileira e, assim como em outras neoplasias, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as formas de tratamento e mais altas são as chances de cura.


Relacionadas