TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Aumento de internações

Hospital Infantil do Valentina tem 90% de ocupação de leitos, diz direção

Casos graves de síndromes respiratórias e dengue aumentaram busca por atendimento

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Criança está em tratamento em unidade hospitalar de João Pessoa.
Criança está em tratamento em unidade hospitalar de João Pessoa. (Foto: Arquivo/Divulgação/PMJP)

Aumentaram os casos de crianças com Síndrome Respiratória Aguda atendidas no Hospital Infantil do Valentina, em João Pessoa. De acordo com o diretor técnico da unidade, Roberto Leitão, nos últimos 18 dias, a maioria dos 3.387 pacientes tinha sintomas relacionados à infecção respiratória ou a arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Essas doenças fizeram os leitos de enfermaria do hospital chegarem a 90% de ocupação.

Em 10 dias, houve crescimento de 52% no número de pais ou responsáveis com crianças doentes que procuraram o Hospital do Valentina. Nos primeiros nove dias de maio, foram 1.344 pacientes atendidos. Já entre os dias 10 e 18 de maio, mais 2.043 crianças foram recebidas na unidade.

Para o diretor, a fase mais estável da pandemia da Covid-19 provocou o retorno da população às atividades sociais e isso acarretou a proliferação de outros vírus que atingiram as crianças. “Esse aumento no número de atendimentos acontece em hospitais públicos e privados da cidade”, diz.

Dinheiro interfere em recuperação

O tempo de melhora dos pacientes é variável e depende até da renda familiar, segundo o médico. “A recuperação depende de cada criança. Muitas vezes, médicos passam determinado tipo de orientação ou medicação, e muitas vezes o social da pessoa não permite, até para comprar a medicação é complicado. Existem quadros graves de arboviroses, como dengue, como também de quadro respiratório”, disse Roberto Leitão.

Fim do prazo

CRM-PB realiza fiscalização no Hospital do Valentina e constata problemas na estrutura

Encerra nesta quinta-feira (19), o prazo dado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) para que a Prefeitura de João Pessoa solucionasse os problemas de estrutura do hospital. Há 30 dias, a fiscalização encontrou diversos pontos para reparo na unidade.

Na quarta-feira (18), uma reunião entre gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do CRM-PB discutiu sobre o abastecimento de medicamentos e insumos pela rede municipal, regulação de pacientes e serviços, infraestrutura das unidades de saúde e salário dos profissionais de saúde.

Dialogamos sobre os principais problemas que o CRM-PB vem encontrando na saúde de João Pessoa nas constantes fiscalizações que realizamos. Já obtivemos respostas positivas dos gestores e continuaremos atentos para garantir a dignidade do ato médico e do atendimento à população”, disse Bruno Leandro, diretor de fiscalização do CRM-PB.

A fiscalização ocorreu no dia 19 de abril após denúncias sobre o pedido de demissão de nove médicos, que gerou problemas com a escala de trabalho por conta da falta de profissionais.

À época, a equipe do CRM-PB constatou defasagem da escala médica, mas o problema foi resolvido em poucos dias.

Veja mais:

Relacionadas