TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Futebol

As apostas esportivas no Brasil e suas características

Futebol ganhou novos ares e perspectivas na era digital

Por Juliana Alves Publicado em
Apostas crescem no mundo do futebol
Apostas crescem no mundo do futebol (Foto: Reprodução)

País de dimensões continentais e apaixonado por futebol, o Brasil é reconhecido mundialmente por ser uma nação que respira o esporte bretão 24 horas por dia. Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e a expansão da internet, essa relação do brasileiro junto ao futebol ganhou novos ares e perspectivas na era digital

Uma das provas disso é a ascensão dos sites de apostas esportivas no país, que estão cada vez mais presentes na indústria esportiva. Segundo a revista “Veja”, em matéria publicada pela jornalista Josette Goulart em setembro do ano passado, mais de 80% dos 40 principais clubes de futebol do país foram patrocinados por casas de apostas em 2021, por exemplo.

Além do mais, de acordo com um artigo publicado em março deste ano pela página da “Istoé Dinheiro”, são cerca de 500 casas de apostas operando no Brasil atualmente. Isso mostra o quão aquecido está o segmento, que é certamente um dos maiores do mundo a nível de engajamento —  tendo em vista que o Brasil, além de sua forte conexão com o futebol e as apostas, é um país com mais de 200 milhões de habitantes e considerado uma das principais potências globais no campo do entretenimento digital.

Agora que já compreendemos a relevância do setor em território nacional e sua natural conexão com o futebol, que tal irmos um pouco mais a fundo e analisarmos algumas das principais características dos apostadores brasileiros?

O modo de aposta favorito dos brasileiros

Dentre os modos de apostas mais populares, destaca-se as apostas ao vivo, principalmente no futebol. O grande trunfo desse modelo é a sua ampla dinâmica, já que os usuários podem realizar palpites enquanto a partida está acontecendo, do início ao fim.

Além disso, na comparação com as linhas de mercado que são definidas antes das partidas e confrontos, vale destacar que as apostas ao vivo podem propiciar probabilidades de maior valor para os usuários em algumas oportunidades.

Alguns dos exemplos e cenários de mercados ao vivo que são explorados nas apostas de futebol no país:

  • apostar na vitória do time favorito que sai atrás no placar logo no início da partida;
  • apostar para ter mais de 1,5 gols no confronto após primeiro tempo sem gols;
  • apostar em linha “over” (mais de) de escanteios para o time que está com maior volume de jogo no confronto.

Não é só grandes torneios: apostadores brasileiros têm o hábito de apostar na várzea

Apesar das principais competições de futebol do país, como o Brasileirão e a Copa do Brasil, atraírem os olhares de grande parte do público dos apostadores brasileiros, torneios de dimensões menores também ganham espaço importante junto à comunidade por um simples motivo: o alto leque de opções.

Afinal, o calendário de competições nacionais é amplo e, além dos torneios de maior magnitude, ainda conta com 27 campeonatos estaduais na categoria profissional, dezenas de torneios de categoria de base (estaduais e nacionais) e competições regionais.

Não por acaso, a várzea do futebol brasileiro, tanto no masculino quanto no feminino, é um dos segmentos de modalidade que mais oferecem ofertas para os usuários nas principais casas de apostas no Brasil.

O futuro das apostas esportivas no país

Apesar do setor das apostas esportivas no Brasil estar consolidado na cena digital, é consenso entre muitos especialistas que há campos a serem explorados no qual permitirão o crescimento desse segmento nos próximos anos.

Um passo importante, por exemplo, será a presença de esportistas consagrados analisando mercados de apostas em programas de grande repercussão na TV ou no streaming, assim como já acontece com frequência no Reino Unido, por exemplo.

Além do mais, a tendência é que modalidades ligadas aos esportes eletrônicos (eSports) se aproximem em nível de popularidade de esportes tradicionais nas apostas esportivas.

Segundo a Newzoo, empresa especializada em análise de dados no mercado de jogos eletrônicos, somente no Brasil há mais de 21 milhões de pessoas que acompanham competições de eSports casualmente — o terceiro maior mercado em audiência global.

Razão pela qual as maiores casas de apostas do país já dedicam seções exclusivas de competições de esportes eletrônicos em suas respectivas páginas eletrônicas. Ou seja, é um caminho sem volta.


Relacionadas