TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
operação VETUS III

Após 600 denúncias, polícia prende 15 suspeitos de crimes contra idosos na PB

Ao menos 15 pessoas já foram detidas durante as investigações.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
'Dia D' da operação foi deflagrada na manhã desta sexta
'Dia D' da operação foi deflagrada na manhã desta sexta (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou nesta sexta-feira (23), o 'Dia D' da operação VETUS III, que tem como objetivo combater a violência física, patrimonial, psicológica, sexual e institucional contra idosos. A expectativa é de que até o fim do dia sejam cumpridos diversos mandados de prisão, busca e apreensão e medidas protetivas. A operação é coordenada nacionalmente pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação das polícias civis dos Estados e do Distrito Federal.

O trabalho, que acontece há cerca de quatro meses, já recebeu 601 denúncias de crimes contra idosos. Ainda segundo a Polícia Civil, houve atendimento a 480 vítimas (nas respectivas residências ou delegacias), além da instauração de 41 inquéritos policiais e elaboração de 25 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO's).

As incursões também renderam 555 visitas/diligências, execução de 38 Medidas Protetivas de Urgência e prisão de 15 pessoas. As ações concentraram-se em 112 municípios paraibanos.

Histórico

A operação VETUS teve sua a versão realizada no final do ano de 2020. "Tendo sido planejada para fazer frente ao aumento do número de denúncias no canal Disque 100 de abusos contra a pessoa idosa, registradas durante o período de maior isolamento da pandemia do COVID-19", informou. Os trabalhos são executados desde 22 de agosto deste ano, com ações preventivas e repressivas. O marco inicial aconteceu com a realização de uma palestra em 17 de agosto. Na ocasião, houve a participação presencial de 60 policiais civis e transmissão aberta ao público pelas redes sociais com orientações acerca do atendimento e acolhida humanizada à pessoa idosa, nas unidades de Polícia Civil, bem como a divulgação de diretrizes relacionadas à Operação Vetus III.

Operação no estado

Na Paraíba, a ação mobilizou a equipe da Coordenação Estadual da Operação, as 4 Superintendências Regionais de Polícia Civil (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira), as 24 Delegacias Seccionais de Polícia Civil, bem como a Coordenação das Delegacias Especializadas da Mulher, contando com a atuação de 120 policiais civis e 40 viaturas.

Leia mais:


Relacionadas