TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
A partir de terça (28)

Vacina contra a gripe é liberada para todos os públicos em João Pessoa

A vacina está sendo ofertada enquanto houver doses disponíveis na rede municipal

Por Juliana Alves Publicado em
Confira quem faz parte do grupo prioritário da vacinação
Confira quem faz parte do grupo prioritário da vacinação (Foto: Reprodução/Secom-JP)

A vacinação contra a Influenza (gripe) foi liberada para todos os públicos em João Pessoa. O imunizante começa a ser aplicado a partir desta terça-feira (28), nas policlínicas municipais, no Centro de Imunização Municipal e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação com foto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina está sendo ofertada enquanto houver doses disponíveis na rede municipal.

“Estamos com uma grande variação no clima, com diferentes temperaturas e níveis de umidade, e que nesta época do ano facilitam o desenvolvimento de algumas doenças e mais facilmente a propagação de vírus. Portanto, orientamos que as pessoas busquem um serviço de saúde e garantam a vacinação. Principalmente as de campanhas, que previnem contra a gripe e covid-19”, disse Raquel Moraes, diretora da Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Covid-19 e Influenza – A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas.

“Já no caso de crianças, entre 5 e 11 anos, é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses, independente da ordem”, disse Raquel Moraes. Aquelas crianças que não receberam nenhuma vacina devem receber primeiro contra a Covid-19, e após 15 dias, receber as vacinas que fazem parte do calendário de rotina. No caso da Influenza, a vacina está disponível para  crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Contraindicação – A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal deve ser evitada por quem tem alergia grave ao ovo de galinha e adiada a administração da dose para quem apresenta quadro febril agudo.

Locais para vacinação:

– Centro Municipal de Imunização (CMI) – Av. Rui Barbosa, Torre;
Horário: De 8h às 16h

– Unidades de Saúde da Família (USF);
Horário: De 7h às 11 e de 8 às 16h

– Policlínicas Municipais de Saúde;
Horário: De 8h às 16h

Leia também:


Relacionadas