TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Ilhas Canárias

Lava do vulcão Cumbre chega ao oceano e preocupa autoridades

Até o momento, a lava do vulcão já destruiu mais 268 hectares da ilha e 600 construções, causando o evacuamento de seis mil pessoas

Por Renata Nunes Publicado em
Autoridades alertam para gases potencialmente tóxicos na região
Autoridades alertam para gases potencialmente tóxicos na região (Imagem: Reprodução/Twitter Pamtreee)

Depois de onze dias em erupção, a lava do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, chegou ao oceano na madrugada desta quarta-feira (29). As autoridades preveem gases potencialmente tóxicos devido ao encontro dos compostos químicos.

Para os cientistas, a chegada da lava no oceano "transcorre dentro da normalidade" e espera-se que o vulcão encerre sua atividade eruptiva nos próximos dias. Alguns estudos, no entanto, dizem que o fenômeno pode durar de 24 a 84 dias.

Até o momento, a lava do vulcão já destruiu mais 268 hectares da ilha e 600 construções, causando o evacuamento de seis mil pessoas. A Espanha classificou La Palma como zona de desastre, uma medida que irá repassar apoio financeiro para a região.

Imagens divulgadas por agências internacionais mostram a formação de nuvens "esguichando" para o alto após o acontecimento. "Quando a lava chegar ao mar, o lockdown deve ser rigidamente respeitado", disse Miguel Angel Morcuente, diretor do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca), alertando que o contato com gases ácidos e líquidos pode irritar a pele, os olhos e o sistema respiratório.

Veja mais: 


Relacionadas