TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
celebração

Domingo de Ramos: saiba mais sobre a data que abre a Semana Santa

A celebração remonta aos primeiros séculos do cristianismo e é comemorada em todo o mundo pelos fiéis católicos

Por Carlos Rocha Publicado em
Domingo de Ramos: saiba mais sobre a data que abre a Semana Santa
Domingo de Ramos: saiba mais sobre a data que abre a Semana Santa (Foto: Reprodução/ Diocese de Anápolis)

Neste domingo, 2 de abril, a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, uma das datas mais importantes do calendário litúrgico que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, poucos dias antes de sua morte e ressurreição.

A celebração remonta aos primeiros séculos do cristianismo e é comemorada em todo o mundo pelos fiéis católicos. A tradição consiste em uma procissão que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, enquanto a multidão o aclamava com ramos de oliveira.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que culmina na celebração da Páscoa. É uma data de profunda reflexão e renovação da fé, em que os fiéis são convidados a reviver os últimos dias da vida de Jesus na Terra, desde sua entrada triunfal em Jerusalém até sua morte na cruz e ressurreição.

A tradição de carregar ramos de oliveira durante a procissão remonta aos tempos bíblicos, quando os ramos eram usados para saudar reis e heróis. No caso de Jesus, a entrada em Jerusalém foi interpretada como um sinal de que ele era o Messias esperado pelos judeus, o rei prometido que viria para salvar seu povo.

Segundo a Bíblia, a multidão que acompanhava Jesus em sua entrada em Jerusalém gritava "Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!". Os fiéis católicos repetem essas palavras durante a procissão, enquanto agitam ramos de oliveira e palmeira.

Além dos ramos, a celebração do Domingo de Ramos inclui a leitura da Paixão de Cristo, que narra os últimos dias de Jesus na Terra, desde sua prisão até sua morte e ressurreição. É uma leitura emocionante e comovente, que convida os fiéis a refletir sobre a grandeza do amor de Deus e a importância da redenção.

Após a celebração do Domingo de Ramos, os fiéis se preparam para a Semana Santa, que inclui diversas celebrações e rituais, como a Via Sacra, a Celebração da Ceia do Senhor, a Adoração da Cruz e a Vigília Pascal. É um tempo de recolhimento, oração e renovação da fé, que culmina na celebração da Páscoa, a ressurreição de Jesus.

Em tempos de pandemia, as celebrações da Semana Santa continuam sendo realizadas, mas com algumas adaptações para garantir a segurança dos fiéis. Muitas igrejas estão transmitindo as celebrações pela internet, para que os fiéis possam acompanhar as cerimônias de casa.

Para os católicos, o Domingo de Ramos é um momento de renovação da fé e de reflexão sobre os ensinamentos de Jesus. A celebração da entrada triunfal em Jerusalém nos convida a seguir os passos do Mestre e a viver com amor e humildade


Relacionadas