TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pela democracia

No exterior, paraibanos defendem importância de participar das eleições

O Portal T5 conversou com dois eleitores que estão na Europa e vão às urnas para votar nas eleições brasileiras

Por Juliana Alves Publicado em
Gessy Araújo é paraibana e mora na Alemanha
Gessy Araújo é paraibana e mora na Alemanha (Foto: Arquivo pessoal/Gessy Araújo)

As eleições do Brasil acontecem neste domingo (2), mas a movimentação de eleitores para o pleito é registrada no mundo inteiro. Isso porque muitos brasileiros que estão no exterior também se preparam para ir às urnas - para votar exclusivamente para presidente - como determina a Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar neste ano. O número é quase 40% maior do que o registrado nas eleições de 2018. Um dos países com mais eleitores brasileiros é a Alemanha, e é de lá que a paraibana Gessy Araújo vai exercer a cidadania.

Nascida em João Pessoa, a enfermeira de 27 anos saiu do Brasil para trabalhar. Longe do país há oito meses, ela explica porque participar das eleições deste ano tem um significado especial.

“Tem gente que fala assim: ‘mas para você é fácil querer votar, dar opinião agora que você não está morando mais no seu país’. Mas independe, porque eu estive no Brasil, não só nos últimos quatro anos, mas a minha vida inteira. Eu senti na pele como foi o último governo. Então, exercer esse meu direito neste ano, para mim vai ter um um um significado muito maior”, disse.

Para Gessy, votar consciente é contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. “O voto para mim é a manifestação da opinião política, de tudo aquilo que você construiu ao longo da sua vida, com relação a princípios e ideais. Votar é ter o poder de decisão”.

Quem compartilha desse mesmo pensamento é o coreógrafo Jairo Sva. Vivendo em Portugal há pouco mais de uma ano, o paraibano de Santa Luzia, no Sertão, acredita que o voto é um instrumento que deve ser usado por todos e para todos. Nas palavras dele, “votar significa usar a própria voz em prol de si e dos outros”.

Por isso, Jairo reforça que é preciso ir às urnas - mesmo estando distante. “Acredite no seu voto e na sua cidadania”.

Assim como outros paraibanos espalhados pelo mundo, Gessy e Jairo acreditam que para formar um país melhor é importante que cada um faça sua parte. Por isso, neste domingo (2), ir às urnas e votar consciente é ter confiança em um futuro melhor para todos.

“Eu quero que o Brasil seja um país melhor. Que seja um país com uma boa qualidade de vida, com boas condições para que toda população viva bem”, finalizou Gessy.

Voto no exterior

Gessy, Jairo e os outros 670 mil eleitores brasileiros que vivem no exterior e vão às urnas neste domingo para votar para presidente da República.

A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou das missões diplomáticas em cada país.

Leia também:


Relacionadas