TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ELEIÇÕES 2022

223 urnas apresentaram problemas técnicos e foram substituídas na PB

João Pessoa concentra o maior número de ocorrências, 82 no total. Em todo o estado, apenas dez urnas precisaram ser trocadas

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Urna eletronica
(Foto: TSE/Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba (TRE-PB) registrou 223 problemas em urnas eletrônicas neste domingo (2), em todo estado da Paraíba. A capital paraibana, João Pessoa, concentra o maior número de ocorrências, 82 no total.

Segundo o TRE-PB, entre os problemas verificados estão desligamentos, falha na impressão, travamentos, necessidade de troca de papel/bobina.

Em todo o estado,36 urnas eletrônicas precisaram ser trocadas. Todos os outros problemas foram solucionados pela equipe técnica da Justiça Eleitoral.

Das ocorrências 

Em Patos e Ingá foram detectados 15 problemas em urnas. Já nas cidades de Bayeux, Campina Grande, Guarabira e Teixeira foram registrados 42 problemas. Assunção, Diamante, Juripiranga e Massaranduba detectaram 12 problemas. Já em Arara, Areia de Baraúnas, Baraúna, Borborema, Cruz do Espírito Santo, Cuité, Dona Inês, Juru, Lucena, Mamanguape, Santa Rita, São José de Piranhas e Taperoá também tiveram problema.

A maior parte dos problemas detectados foi de travamento, erros no teclado e no visor. A maior parte foi resolvida com a reinicialização das urnas eletrônicas.

Em toda a Paraíba, o TRE colocou em funcionando para este domingo 1.733 locais de votação. Os maiores números são em João Pessoa, onde os eleitores estarão distribuídos em 209 locais, e Campina Grande, com 122.

Hoje funcionaram também quatro seções eleitorais para que os 115 presos provisórios ou jovens internos aptos a votar. As seções estão localizadas uma em João Pessoa, uma em Campina Grande, uma em Santa Rita e outra em Coremas.

No Brasil 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 16h, 3,2 mil urnas eletrônicas foram substituídas, conforme a atualização do número de ocorrências registradas durante a votação em todo o Brasil.

O número corresponde a 0,60% do contingente de 472 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições.

O TSE também informou que uma seção eleitoral registrou votação manual.

A substituição de urnas eletrônicas é um procedimento normal a cada eleição, e a Justiça Eleitoral já prepara previamente milhares de equipamentos que podem ser colocados em operação de imediato.

Veja também: 


Relacionadas