TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Política

Ministra rejeita recurso de Ricardo Coutinho sobre inelegibilidade

"Eventual recurso manifestamente inadmissível contra esta decisão demonstraria apenas inconformismo", pontuou Cármem Lúcia

Por Juliana Alves Publicado em
Ricardo Coutinho é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT)
Ricardo Coutinho é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) (Foto: Divulgação)

Um dos recursos impetrados por Ricardo Coutinho (PT), contra uma das condenações de inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi negado pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão é referente à prática de abuso de poder nas Eleições de 2014.

“Anote-se que eventual recurso manifestamente inadmissível contra esta decisão demonstraria apenas inconformismo e resistência em pôr termo a processos que se arrastam em detrimento da eficiente prestação jurisdicional, o que sujeitaria a parte à aplicação da multa processual do § 4º do art. 1.021 do Código de Processo Civil”, pontuou a ministra.

A decisão do STF era aguardada pela defesa de Ricardo Coutinho para a disputa dele ao Senado Federal nas eleições deste ano. Vale dizer, também, que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já havia indeferido a candidatura do ex-governador.

Após a decisão, a defesa de Ricardo Coutinho se pronunciou através de uma nota. Confira na íntegra:

"Sobre a negativa de um dos recursos impetrados por Ricardo Coutinho no Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (29), deve-se informar que incumbirá ainda a 1ª Turma do STF dar a palavra final sobre questão. É importante ressaltar também que ainda tramita no STF a ADIN 7197 ajuizada pelo Solidariedade e que discute, de forma mais ampla, o prazo de inelegibilidade aplicado nas ações eleitorais.

Além disso, corre, também, o recurso no TSE sobre o seu registro de candidatura. Portanto, a decisão desta quarta não afeta em nada a candidatura de Ricardo Coutinho, que permanecerá sub judice até que haja decisão sobre o tema pelo plenário do TSE. Seus votos permanecerão sendo computados e divulgados após as eleições de domingo, dia 02/10/2022.

Há poucos dias das eleições, Ricardo Coutinho segue firme rumo à vaga no Senado Federal na Paraíba. Nada vence o trabalho".

Leia também:


Relacionadas