TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Recondução dos conselheiros tutelares é aprovada na CDH

Por Redação Publicado em
Pesquisa senado

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, na última quinta-feira (4), o PL 1783/2019, que trata da possibilidade de recondução ao cargo de conselheiros tutelares por mandatos ilimitados. Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069, de 1990), permite apenas uma recondução ao exercício da função. O relator da matéria, senador Lucas Barreto (PSD-AP) votou favoravelmente à proposta, que seguiu para análise final na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Segundo Lucas Barreto, a limitação atual impede que conselheiros que desempenham bom trabalho e são mais experientes possam continuar atuando. Ele lembra que os conselheiros tutelares não são eleitos em sentido estrito, não sendo, portanto, cargos eletivos da estrutura de poder do Estado, e que a reeleição ilimitada já é permitida para o Legislativo.

— Os membros dos conselhos tutelares têm importância determinante na defesa constitucional de colocar os menores de idade a salvo de qualquer negligência —ressaltou o senador.

Agência Senado

Leia mais: Conta de luz se tornará boleto bancário em algumas cidades da PB a partir desta segunda-feira (8)

Servente de pedreiro é perseguido e esfaqueado na Grande João Pessoa

Ataque a tiros mata jovem e deixa 3 feridos em bairro de João Pessoa

Homem é preso suspeito de matar esposa com 30 facadas em Santa Rita

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado!


Relacionadas