TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Decisão apertada

Senadores paraibanos votam a favor da permanência de Aécio

No total, 71 senadores apareceram para deliberar sobre o caso

Por Redação Publicado em
SENADO VOTAAO

O Senado decidiu por 44 votos a 26 revogar as medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a Aécio Neves (PSDB-MG). A votação ocorreu na noite desta terça-feira (17). Os senadores paraibanos Cássio Cunha Lima (PSDB) e Raimundo Lira (PMDB) votaram a favor de Aécio.

Com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, Aécio foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

No total, 71 senadores apareceram para deliberar sobre o caso. Eram necessários 41 votos para a manutenção ou reversão das medidas.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), abriu a sessão pouco depois das 17h, e afirmou que a votação seria repetida caso não se atingissem o mínimo de votos.

A votação ocorre após a maioria dos ministros do STF decidir, na semana passada, que o tribunal não pode afastar parlamentares por meio de medidas cautelares sem o aval do Congresso Nacional. No fim de setembro, a Primeira Turma da Corte havia decidido, por 3 votos a 2, afastar Aécio do exercício do mandato ao analisar pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas dos executivos da J&F.


Relacionadas