TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
CAMILO SANTANA

MEC não deve anular ENEM após vazamento de imagens da prova, afirma ministro

Camilo Santana esteve em reunião com o presidente Lula (PT), na manhã desta segunda-feira (6)

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Provas foram realizadas neste domingo (5)
Provas foram realizadas neste domingo (5) (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não devem ser canceladas, mesmo após vazamento do conteúdo da avaliação, é o que afirma o ministro da educação, Camilo Santana, em comunicado realizado nesta segunda-feira (6).

No domingo (5), a assessoria de imprensa do Inep confirmou o vazamento. “Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis”, informou.

A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigirem a dissertação, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto. A imagem mostra ainda quatro textos de apoio relacionados ao tema proposto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o ministro Camilo Santana no Palácio do Planalto para uma reunião na manhã desta segunda (6).

Ao conversar com jornalistas que o aguardavam no local, Santana afirmou que o MEC não considera "de forma alguma" anular esta edição devido às suspeitas de fraude no exame e minimizou as ocorrências.

"Foram ocorrências pontuais. Todas as ocorrências estão sendo investigadas pela PF para dar uma resposta. Balanço geral foi positivo, e todas as questões estão sendo investigadas pela PF, que apresentará para o MEC. Ontem tivemos duas diligências em relação às imagens circuladas", disse.

Leia também:


Relacionadas