TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Em Paris

Paraíba recebe título de “Área Livre de Aftosa sem Vacinação” durante evento internacional

Reconhecimento viabiliza exportação do rebanho para novos mercados

Por Redação T5 Publicado em
Aftosa
Estado superou os 90% de vacinação exigidos pela OMSA e pelo Ministério da Agricultura (Foto: Divulgação)

A Paraíba recebeu o título de “Área Livre de Aftosa sem Vacinação”, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A entrega oficial da certificação ocorre neste domingo (25), em Paris, na França, durante a abertura da 92ª Sessão Geral da OMSA, que segue até a próxima quinta-feira (29).

A conquista permite ao estado comercializar rebanhos bovinos, caprinos e outras espécies dentro e fora do país, ampliando o acesso a mercados internacionais antes restritos. A comitiva brasileira presente ao evento é liderada pelo ministro da Agricultura e da Pecuária, Carlos Fávaro, e conta com a participação do secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap-PB), Joaquim Hugo, e da gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar.

Há dois anos, a Paraíba tinha apenas 52% de cobertura vacinal contra a febre aftosa, a pior marca do país. Após quatro campanhas, o estado superou os 90% exigidos pela OMSA e pelo Ministério da Agricultura, atingindo os critérios para a nova classificação sanitária.

A manutenção do título depende da atualização cadastral obrigatória. O prazo termina no próximo sábado (31). Os produtores que não atualizarem seus dados podem ser multados.

Segundo a portaria 66/2025, há uma condição especial para criadores que estavam adimplentes com a campanha de vacinação de abril de 2024, mas deixaram de atualizar os dados em novembro do ano passado. Eles terão até o dia 31 para regularizar a situação sem penalidades.



Relacionadas

Mais Lidas