TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Diário Oficial

Ponte da PB-034, entre Alhandra e Caaporã, tem risco de colapso e Governo decreta situação de emergência

Estrutura sobre o Rio Papocas corre risco de colapso; decreto permite agilizar obras e dispensa de licitação

Por Redação T5 Publicado em
Whats App Image 2025 04 09 at 08 48 46
Decreto se baseia em laudo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (Foto: Divulgação)

O Governo da Paraíba decretou, nesta quarta-feira (09), situação de emergência na Rodovia Estadual PB-034, no trecho da Ponte Cupissura, que liga os municípios de Alhandra, Cupissura e Caaporã, no Litoral Sul do estado. A medida tem validade de 180 dias e foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O decreto se baseia em laudo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), que identificou risco iminente de colapso na estrutura da ponte, danificada após as fortes chuvas de janeiro. Com mais de 50 anos de construção e tecnologia considerada ultrapassada, a ponte apresenta falhas estruturais em um trecho de 15 metros, segundo o relatório técnico.

A rodovia PB-034 é considerada estratégica para o transporte de pessoas e mercadorias, inclusive da produção agrícola e industrial da região, como o setor canavieiro. A interdição total ou prolongada do trecho pode causar prejuízos logísticos e socioeconômicos.

Com o decreto, o Poder Executivo Estadual está autorizado a abrir crédito extraordinário para atender às demandas emergenciais e também poderá realizar contratações sem licitação, conforme prevê a legislação federal, para acelerar as obras de recuperação da ponte.

As ações incluem a compra de materiais, aluguel de equipamentos e execução de serviços, desde que respeitados os prazos legais. O objetivo é garantir a segurança dos usuários da via e restabelecer, o quanto antes, a circulação normal no trecho afetado.



Relacionadas

Mais Lidas