TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tambaú debate

A inteligência artificial e os desafios do pleito eleitoral de 2024

O advogado eleitoral e mestre em Ciência Política, Bruno Lopes, foi o convidado do Tambaú Debate desta quarta-feira (28)

Por Carlos Rocha Publicado em
Bruno lopes advogado tv tambau
A inteligência artificial e os desafios do pleito eleitoral de 2024 (Foto: TV Tambaú)

No programa Tambau Debate desta quarta-feira (28), apresentado por Josival Pereira, o advogado eleitoral e mestre em Ciência Política, Bruno Lopes, foi o convidado para discutir os desafios do pleito eleitoral que se aproxima em 2024.

Bruno Lopes, natural do Sertão do Rio Grande do Norte, destacou sua trajetória acadêmica e profissional, ressaltando sua ligação com a Paraíba ao longo dos anos. Ele abordou questões sobre o cenário político-eleitoral, especialmente as preocupações relacionadas ao controle de crimes eleitorais e irregularidades na internet.

O debate girou em torno das recentes resoluções aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito de 2024, com ênfase nas mudanças em relação à utilização da inteligência artificial na propaganda eleitoral. Bruno Lopes explicou que o uso dessa tecnologia será permitido, desde que explicitado na propaganda, visando combater a disseminação de fake news, especialmente através de ferramentas como Deep fake.

Além disso, foram discutidas outras resoluções, como a regulamentação das transmissões ao vivo (lives) durante a campanha, destacando-se a proibição dessas transmissões em repartições públicas ou em espaços oficiais de políticos.

Durante a entrevista, Lopes abordou também a questão dos impulsionamentos e o uso de robôs nas campanhas eleitorais. Segundo ele, a Justiça Eleitoral tem tentado controlar essa situação desde as eleições passadas, criando regras para garantir a transparência e evitar desequilíbrios entre os candidatos.

Outro ponto discutido foi a mudança na legislação eleitoral referente às sobras de campanha, que está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal. Lopes explicou que essa mudança afeta diretamente a distribuição das vagas após o preenchimento das primeiras cadeiras, e que a decisão do STF pode impactar significativamente a composição da próxima Câmara Federal.

Além disso, o advogado destacou a importância da assessoria jurídica para os candidatos, principalmente no que diz respeito ao cumprimento dos prazos e das regras eleitorais, como a cota de gênero, para evitar erros que possam comprometer as candidaturas.

Sobre a segurança das urnas eletrônicas, Lopes expressou confiança no sistema eleitoral brasileiro, ressaltando os testes e protocolos de segurança realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.


Relacionadas